Programa Saúde do Adulto conversa com usuários da USF Augusto Franco sobre diabetes

Saúde
15/12/2017 21h01

Cuidados com a diabetes foi o tema da roda de conversa realizada nesta sexta-feira, 15, na Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco, como os novos usuários cadastrados e diagnosticados com a doença.

A enfermeira Ângela Santos, técnica do Programa Municipal de Saúde do Adulto e do Idoso, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), falou sobre os cuidados que as pessoas que vivem com diabetes devem ter diariamente.

“É necessário cuidar da glicemia.Em pessoas normais, a taxa é de 70 (miligramas por decilitro – mg/dl) a 110 mg/dl em jejum, e após as refeições até 140 mg/dl. Tem que ter cuidado com o calçado que usam, porque um simples calo em uma pessoa diabética pode causar até uma amputação do dedo ou do pé”, explicou Ângela.

A gerente da USF Augusto Franco, Alessandra Melo de Jesus, informou que sempre chegam novos moradores no bairro e, à medida que eles são cadastrados, são orientados sobre o fluxo de atendimento da unidade. “Nós convidamos o Programa de Saúde do Adulto e do Idoso para orientar estes novos usuários que são diabéticos, e nossas equipes de Saúde da Família vão acompanhá-los sempre”, relatou a gerente.

A aposentada Tereza Cristina Queiróz de Melo, 62, disse que está gostando muito da equipe de Saúde da Família que lhe presta atendimento. “Todos são muito atenciosos. Eles me orientam para que eu controle a minha taxa de açúcar no sangue, e ainda me avisaram desta reunião, que achei muito importante para nós aprendermos os cuidados com a diabetes”, opinou a senhora Tereza Cristina.