Aracaju

Aracaju

Aracaju
01/01/2013 08h53

Banhada pelo oceano atlântico e cortada pelos rios Sergipe, Poxim e Vaza Barris, Aracaju se tornou a capital do estado em 17 de março de 1855. Seu nome é de origem tupi: ará (arara ou papagaio) + acayú (caju), significando Cajueiro dos Papagaios.

Foi alçada à sede administrativa de Sergipe pelo presidente da Província, Inácio Joaquim Barbosa, e foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, com traçado de quarteirões quadráticos e simétricos lembrando um tabuleiro de xadrez, o conhecido quadrado de Pirro, em alusão ao engenheiro que projetou a cidade, Sebastião José Basílio Pirro.

Possui excelente infraestrutura viária, de saneamento e de serviços; moderno sistema de transporte, cobrindo toda a cidade por meio de terminais de integração; e uma rede de atenção primária à saúde com 45 Unidades Básicas de Saúde, atendendo todos os bairros da cidade; 2 Unidades de Pronto Atendimento 24h, uma na zona norte (UPA Nestor Piva) e outra na zona sul (UPA Fernando Franco); 2 Centros de Especialidades, além de unidades de vigilância sanitária e epidemiológica.

Uma cidade com uma administração atenta às demandas dos seus cidadãos, limpa, organizada, com povo acolhedor e diversos atrativos culturais, arquitetônicos e gastronômicos.

Um dos destaques de Aracaju é sua exuberante faixa litorânea, oferecendo vários cartões postais ao longo dos seus quase 35 km de orla com uma qualificada rede de hotéis, bares e restaurantes, com sabores e gostos para todos os tipos de paladar.

Outro cartão postal é a Colina de Santo Antônio, onde nasceu a cidade. Localizada na zona norte, é uma das partes mais altas de Aracaju e onde se concentram os complexos de rádio e televisão de redes nacionais como a Globo e Record e a Igreja do Santo Antônio, o santo casamenteiro que oferece ao visitante uma vista extraordinária da cidade, do estuário do Rio Sergipe e da Ilha de Santa Luzia.

Uma cidade mágica, cheia de encantos.

De tirar o fôlego de quem a vê pela primeira vez e um orgulho para seus moradores.

Assim é Aracaju, a pequena notável, a Capital da Qualidade de Vida!