Prefeito lança o programa Agora Aracaju vai ficar limpa

Agência Aracaju de Notícias
17/01/2017 16h30

Tendo como meta recolher a grande quantidade de lixo que ficou acumulada na cidade nos últimos meses, o prefeito Edvaldo Nogueira lançou nesta terça-feira (17), no bairro Santa Maria, o programa "Agora Aracaju vai ficar limpa". A iniciativa percorrerá toda a cidade para eliminar os pontos clandestinos de descarte de resíduos e entulhos. Só na localidade e em regiões próximas, como o bairro 17 de Março, a estimativa é recolher até 800 toneladas de lixo nos próximos três dias. Após o lançamento do projeto, Edvaldo caminhou pelo bairro, acompanhando o trabalho de limpeza e dialogando com a comunidade.

"Aracaju tinha uma limpeza maravilhosa, que era motivo de orgulho para os seus moradores, tanto é que se tornou a capital nacional da qualidade de vida. No entanto, a gestão passada deixou isso se perder. A cidade ficou muito suja. Por isso, a necessidade de lançarmos este projeto, que realizará mutirões de limpeza para recolher o lixo descartado de maneira irregular. Escolhemos o Santa Maria, porque percebemos que é a região onde o descaso do governo municipal anterior foi maior, mas iremos estender o programa a todos os bairros. Aracaju agora tem prefeito que trabalha para recuperar o tempo perdido e reconstruir a cidade", afirmou Edvaldo Nogueira.

Ele explicou que, embora a coleta domiciliar do lixo já tenha sido regularizada desde a semana passada, ainda assim a grande quantidade de entulho em terrenos baldios e em algumas ruas da cidade tornou necessária a realização dos mutirões. "A gestão anterior se encerrou deixando a cidade cheia de lixo. Na semana passada, já nos primeiros dias da nossa administração, conseguimos regularizamos a coleta. Mas ficou muito entulho acumulado. Varias áreas da cidade estão com muito lixo, então foi necessário dar corpo a este projeto para limpar a cidade de maneira global", ressaltou.

Melhorias em diversas áreas

Edvaldo informou que o próximo destino do programa será os conjuntos Bugio, Jardim Centenário e São Carlos. "Iremos alternar bairros das zonas Norte e Sul, Leste e Oeste, para que toda a cidade seja contemplada. É um trabalho duro que estamos realizando para melhorar a vida das pessoas, notadamente daquelas que mais precisam. Começamos no Santa Maria, Paraíso do sul, 17 de Março, Marivan e demais conjuntos e loteamentos , pois esta é uma região bastante sofrida, para assim trazer um alento a esta população, e iremos para outras localidades nos próximos dias para que todos sejam beneficiados pela presença da prefeitura", reforçou.

O prefeito frisou ainda que o trabalho da nova gestão tem sido focado nas prioridades estabelecidas pela própria população. "Mesmo com as dívidas deixadas pela gestão passada, já começamos a melhorar os setores essenciais como Saúde e coleta do lixo. Pagamos o 13º salário dos servidores, o que criou as condições para que os médicos e demais profissionais da saúde retornassem ao trabalho, negociamos as dívidas deixadas com fornecedores e assim os medicamentos estão sendo disponibilizados nos postos. Regularizamos a coleta e agora estamos recolhendo os entulhos. Isso demonstra que o prefeito e seus secretários estão arregaçando as mangas para resolver os problemas da nossa cidade", destacou.

"Sentimento de que Aracaju voltou a ser bem administrada"

O vereador Bigode, que é da comunidade do Santa Maria, comemorou o início do programa. "A questão do lixo não só aqui, mas em todos os bairros estava precária, pois o ex-prefeito deixou ao ‘Deus dará'. Essa grande limpeza no Santa Maria trará bem estar e dignidade. O prefeito Edvaldo Nogueira prometeu e está fazendo", disse.

O líder do governo municipal na Câmara, vereador Antonio Bittencourt, avalia que "Agora Aracaju vai ficar limpa" é um programa "fundamental", não apenas no aspecto da limpeza urbana, mas também porque atua sobre a saúde pública da cidade. "Infelizmente, a gestão passada deixou o serviço de limpeza cair num nível sem precedentes na nossa historia. Além de ser uma obrigação e um compromisso da atual gestão, este programa evidencia o cuidado que a cidade passa a ter. A gente vai amanhã sorrir, pois Aracaju está voltando a ser novamente uma cidade limpa, em contraponto à situação do desserviço da gestão anterior", disse.

Para ele, o sentimento hoje é de que Aracaju voltou a ser bem administrada. A cidade estava sem liderança, cada secretário antes fazia o que bem queria, então está aí o resultado: a queda dos serviços em todas as áreas. Edvaldo tem liderança, capacidade de interlocução com a sociedade, então a cidade já ganha outro fôlego. O sentimento de que Aracaju voltou a ter prefeito é um sentimento que toma conta da cidade", analisou.

Cidade limpa em até 20 dias

O diretor de operações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Roberto Gomes, pontuou que o programa "Agora Aracaju vai Ficar Limpa" tem como objetivo concluir, em até 20 dias, a limpeza de toda a cidade. "Estamos fazendo pelo programa o recolhimento de entulhos na cidade, nos pontos mais críticos. O objetivo é dar celeridade para que, em até 20 dias, a cidade esteja toda limpa", informou.

De acordo com ele, concluída esta etapa, o segundo momento será o trabalho de embelezamento com ações de varrição, pintura de meio fio e limpeza de canais. "Assim completaremos o ciclo da limpeza urbana", frisou.

Roberto Gomes reitera que a coleta domiciliar do lixo em Aracaju foi retomada desde a semana passada, ocorrendo às segundas, quartas e sextas na Zona Norte e nas regiões da Zona de Expansão, como Mosqueiro e Robalo; às terças, quintas e sábados, na Zona Sul. Já nos bairros da região central, São José, Cirurgia, Santo Antonio e Siqueira Campos, a coleta é feita todos os dias pela noite. A limpeza das praias e das feiras livres também já foi normalizada.

Acompanharam o prefeito no lançamento do programa o presidente da Câmara, Josenito Vitale, e os vereadores Antonio Bittencourt, Bigode do Santa Maria, Juvêncio Oliveira e Evando Franca, além do secretário municipal de Juventude e Esporte, Jorge Araujo Filho, e do presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, e do ex-vereador Valdir dos Santos.