Matrículas transcorrem com tranquilidade na rede da Educação de Aracaju

Educação
07/02/2017 17h36

Harmonia e tranquilidade têm marcado o período de matrículas nas 74 unidades de ensino da rede municipal da Educação de Aracaju, desde a última segunda-feira, 6. Esse clima é resultado da ampla divulgação promovida nas comunidades onde as escolas municipais estão localizadas e da organização das demandas por meio de distribuição de senhas. O período de matrícula segue até próximo dia 15.

A secretária municipal da Educação de Aracaju, Cecília Leite informa que a rede abriu, para o ano letivo 2017, cerca de 9 mil novas matrículas. De acordo com ela, a rede tem capacidade de atender toda a demanda de Aracaju e por isso os pais não precisam ficar preocupados porque ninguém ficará sem vaga. "No primeiro dia, em localidades pontuais onde a demanda é muito grande, a angústia dos pais em não conseguir vaga fez com que eles formassem filas logo nas primeiras horas da manhã. Visitamos a maioria das nossas escolas e tudo vem transcorrendo com total tranquilamente. Os casos pontuais que aparecem em determinadas escolas estão sendo ouvidos e serão encaminhados para uma solução", explica a secretária municipal da Educação de Aracaju, Cecília Leite.

A secretária anuncia a novidade para as matrículas do ano letivo 2018. "Nossa prioridade é que, no próximo ano, as matrículas na rede municipal da educação de Aracaju sejam feitas online. Já estamos em estudo para implementar esse novo modelo, o que facilitará bastante na agilidade do processo de matrículas", revela.

Tranquilidade

Apesar de ter registrado fila no primeiro dia de matrícula na EMEI Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no bairro São Carlos, tudo já está normalizado a partir deste segundo dia de matrícula. A diretora da unidade de ensino, Josimeire do Nascimento, explica que não há mais necessidade de formação de filas na porta da escola.

“As pessoas que chegaram na segunda-feira pela manhã foram prontamente atendidas, nós estamos atendendo à demanda da população do bairro e estamos fazendo uma lista de espera para as turmas que já encerraram o número de vagas. Houve uma fila nas primeiras horas da manhã de ontem, mas às 9h todas as pessoas já haviam sido atendidas e as matrículas seguem de forma tranquila”, esclarece.

Para a dona de casa, Graciana Rodrigues Menezes, mãe de uma aluna que está ingressando na escola Dom Avelar Brandão, o processo está acontecendo de forma ágil e organizada. “Eu peguei a minha senha aqui ontem de manhã. Eu e uma amiga minha, nos informamos sobre a documentação e hoje viemos aqui matricular os nossos filhos. Algumas pessoas gostam de fazer tumulto porque já estão acostumadas com isso, não tinha necessidade nenhuma de formação de fila e nem de confusão aqui na porta da escola, desde ontem que estive aqui e estou sendo muito bem atendida”, conta Graciana.

O diretor da EMEF José Carlos Teixeira, localizada na Orla Pôr do Sol no Mosqueiro, Marcelo Ribas, afirmou que as vagas já estão distribuídas e os pais não precisarão enfrentar filas. “Aqui na escola José Carlos Teixeira nós distribuímos as senhas junto com os termos de responsabilidade, que os pais precisam assinar e a lista de documentos necessários. Então, a partir de hoje, cada família tem horário marcado para vir matricular seu filho sem a necessidade de formação de filas na porta da escola”, esclarece o diretor.

Nova unidade

A professora Cecília Leite informa, ainda, a abertura de matrículas e pleno funcionamento da primeira unidade de ensino do bairro 17 de Março. “São 250 vagas para educação infantil na nova escola que vai iniciar as atividades na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Encontramos a unidade inacabada e concluímos a obra. Pretendemos ampliar a capacidade de atendimento da escola porque tem espaço e, para isso, estamos fazendo levantamento de professores e cuidadores. Nossa proposta é que ela funcione com a capacidade máxima", revela a secretária municipal da Educação de Aracaju, Cecília Leite.

A dona de casa Maria Valdeci dos Santos esteve na EMEI José Calumbi Filho, nessa terça-feira, 7,  e  já garantiu a matrícula de seus  dois filhos, uma menina de dois anos e um menino de cinco. “Para mim foi muito tranquilo matricular meus filhos, cheguei aqui umas 7h e fui bem atendida. Como eu trouxe a documentação direitinho, de forma rápida, consegui fazer a matrícula dos dois. Estou muito feliz”, conta.
 
Para Ingressar na Rede

O ingresso na educação infantil está dividido em duas possibilidades: as crianças de até 3 anos serão matriculadas nas creches e as crianças de 4 a 5 anos, na pré-escola. Para o ingresso no 1º ano, o aluno deve ter 6 anos de idade.

Para estudar no turno da noite, o aluno deve ter 15 anos completos no ato da matrícula. Já a matricula do estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, será realizada nas Salas de Recursos Multifuncionais das unidades de ensino.

Documentação Necessária

A documentação necessária para que os estudantes sejam matriculados nas unidades escolares da rede municipal são:
 Educação Infantil
- cópia da Certidão de Nascimento com a original
-cópia do cartão de vacinação da criança
- 02 fotos 3x4
- cópia do comprovante de residência
- cópia do cartão bolsa-família (NIS)
- cópia do RG do responsável legal
 Ensino Fundamental
- cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, quando couber, e apresentação do original para a devida conferência
-02 fotos 3x4
- guia de transferência original, salvo na hipótese da matrícula inicial
-cópia do comprovante de residência
- cópia do cartão bolsa-família (NIS)
- cópia do RG do responsável legal