Saúde Bucal é tema de ação com os participantes da Academia da Cidade na Coroa do Meio

Saúde
21/02/2017 13h07

A importância de uma boca saudável para a saúde do corpo. Este foi um dos principais objetivos da ação educativa do Programa de Saúde Bucal em parceria com o Programa da Academia da Cidade realizada na manhã desta terça-feira, 21, no bairro Coroa do Meio. Essa ação faz parte da orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para promover a saúde da população por meio da prevenção de doenças.

"Realizamos um bate-papo sobre a escovação correta da boca e dos dentes com a população que frequenta a Unidade de Saúde da Família Hugo Gurgel, na Coroa do Meio. Eu sou da política de que precisamos ir onde o povo está. Então, se nós sabemos que muitas pessoas participam das atividades da Academia da Cidade neste ponto, aproveitamos estes horários para promover ações de prevenção. Esta é uma ação de rotina das atividades extramuros que somos orientados a fazer", explicou o odontólogo Heribaldo Menezes.

Segundo o odontólogo, as pessoas ficam estimuladas a fazer perguntas. "Hoje eles tiraram muitas dúvidas no que diz respeito à escovação dos dentes e principalmente da boca. A nossa linguagem é bem popular para que eles compreendam melhor. Porque a prevenção é mais barata e eficaz do que as ações curativas", pontuou Heribaldo. Na ação também foram distribuídas pastas de dentes para os participantes.

De acordo com a dona de casa, Ivanilde Maria de Jesus, é bom que tenhamos conversas como esta. "Eu mesma não sabia que precisava escovar as bochechas e o céu da boca, só sabia dos dentes e da língua", desabafou dona Ivanilde. Ela disse que começou a frequentar a Academia da Cidade este ano porque uma amiga falou que é bom fazer atividade física para baixar o nível de colesterol e melhorar a saúde como um todo.

Palestras educativas

A professora de Educação Física, Camila Barbosa, profissional responsável pelo polo da Academia da Cidade da Coroa do Meio, que faz parte da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops) da SMS, disse que sempre são realizadas palestras educativas para os participantes deste programa.

"Nós convidamos desta vez o odontólogo da USF Hugo Gurgel, mas sempre vêm outros profissionais para falar sobre prevenção como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, entre outros. Este grupo já tem quatro anos e meio de formado e tem cerca de 50 pessoas participando todos os dias. Pela manhã, iniciamos às 5h30 e à tarde às 15h30", informou Camila.