Vigilância Sanitária faz apreensão de churrasquinhos e gelo no Rasgadinho

Saúde
02/03/2017 13h59

Durante fiscalização realizada nos cinco dias de Carnaval do Rasgadinho, a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apreendeu mais de dez espetos de churrasquinho e aproximadamente 400 quilos de gelo, que estavam sendo armazenados de maneira irregular por alguns ambulantes.

Segundo Laila Garcia, gerente de Alimentos da Covisa, a apreensão foi feita porque os churrasquinhos que já estavam prontos para o consumo estavam armazenados no mesmo recipiente das carnes cruas. “Encontramos alguns churrasquinhos prontos para o consumo armazenados junto com as carnes que ainda estavam cruas e isso é totalmente errado. Por isso, fizemos a apreensão de mais de dez espetos de churrasquinho, descartamos o alimento e passamos orientações para o ambulante”, disse.

Ainda de acordo com ela, além dos espetinhos, a equipe da Covisa também fez o descarte de alguns frascos de ketchup e maionese. Mas, apesar das apreensões pontuais, Laila ressalta que a maioria dos ambulantes que trabalhou no Rasgadinho cumpriu a resolução que trata sobre a prestação de serviços de alimentação em eventos de massa.

“O correto é comercializar ketchup, maionese e também mostarda em sachês porque eles são lacrados e têm data de fabricação e validade, mas encontramos alguns destes condimentos armazenados em frascos e, consequentemente, fizemos a apreensão e o descarte. Apesar das apreensões pontuais, a maioria dos ambulantes do Rasgadinho cumpriu as normas e estamos felizes com isso. Fazemos constantemente esse trabalho de fiscalização para dar segurança ao consumidor”, afirma.

Gelo

Outro produto também fiscalizado na festa foi o gelo e o gerente da Qualidade do Ar e do Solo da Covisa, Paulo Vinícius Santos Carneiro, conta que foram apreendidos sacos de gelo na parte externa do evento, devido ao transporte e comercialização irregular do produto.

“Na parte interior do evento o gelo estava sendo comercializado por uma empresa licenciada e o produto estava envolvido em plástico adequado, com validade e sendo manipulado de forma correta. Porém, na parte externa da festa, encontramos ambulantes transportando e comercializando o gelo em sacolas inadequadas e abertas, por exemplo. E esse gelo estava sendo utilizado para refrigerar bebidas e alimentos, podendo haver contaminação. Então apreendemos e descartamos aproximadamente 400 quilos de gelo”, informa.

Mais fiscalizações

A coordenadora da Covisa, Graça Barros, frisa que a Vigilância intensificará as fiscalizações em eventos de massa. “Observamos que a maioria dos ambulantes está cumprindo à risca as determinações, mas vamos intensificar as fiscalizações em eventos de massa, o que não era feito anteriormente. Percebemos também que ainda há fragilidades em relação aos ambulantes, como a falta de luvas e toucas, e vamos trabalhar em parceria com outros órgãos para melhorar essa questão”, declara.