Centro-Dia realiza dia de lazer e resgata a autoestima de usuários

Assistência Social e Cidadania
10/03/2017 14h30

O dia prometia chuva, os pingos ameaçavam engrossar. Mas foi só a van do Centro-Dia Josevaldo Bezerra de Andrade estacionar na Praia de Aruana que o tempo se abriu para dar início a uma manhã repleta de lazer. Sorrisos a postos, chapéus e bonés na cabeça, muita água. “Protetor Solar? Confere!” Foi assim que nesta sexta-feira, 10, agora ensolarada, cerca de 40 usuários da unidade participaram de brincadeiras socioeducativas ao ar livre, à beira mar.

O acompanhamento foi realizado por diversos profissionais da área como psicólogos, assistentes sociais, educadores e terapeutas ocupacionais. Atividades lúdicas, exercícios físicos e até banho de mar foram organizados, a fim de garantir momentos prazerosos e de aprendizado ao grupo.

De acordo com o coordenador da unidade, Murilo Oliveira, a ação faz parte do trabalho de reinserção social desenvolvido junto às pessoas com deficiência atendidas pelo equipamento, seja ela física, intelectual, auditiva, visual ou múltipla. “Tratamos todos de maneira igual, independente do grau de dificuldade que tenham. Estamos ocupando os espaços públicos não somente como estímulo, mas como uma melhoria da autoestima. É preciso mostrar que estas pessoas também são cidadãs e tirar elas da invisibilidade”.

Descrença e depressão foram coisas que acompanharam Vera Lobão por muito tempo. Deficiente visual dos dois olhos há cerca de cinco anos, em decorrência de um glaucoma que a acometeu de maneira repentina, foi no Centro-Dia que ela redescobriu a vontade de reconstruir a vida. “Quando você é considerado ou se torna diferente, você perde a identidade. Ninguém lhe chama pelo nome, você é uma característica. Estou há dois anos no Centro-Dia e foi lá que reaprendi a ser independente. O Centro-Dia é a minha segunda casa”, revelou.