Conselho Municipal de Assistência Social monitora execução dos programas da área

Assistência Social e Cidadania
10/03/2017 16h40

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Aracaju reúne-se mensalmente para deliberar ações importantes para o bom andamento da Assistência Social no município. Na manhã desta sexta-feira, 10, ocorreu mais uma reunião, que teve como foco tratativas acerca das conferências nacionais e posse dos novos conselheiros.

Para Rosária Rabelo, presidente do conselho e diretora de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), o trabalho do CMAS é extremamente importante no controle e andamento dos trabalhos da Assistência em Aracaju. "O conselho tem um papel fundamental na política pública da assistência social, porque ele é quem monitora toda a execução dos serviços, dos programas e de toda a ação relacionada à assistência no município. Tanto na esfera pública quanto na iniciativa privada e filantrópica. Essa assembleia existe para que as políticas públicas tenham qualidade e atendam ao cidadão e à cidadã de forma digna", explicou.

Na pauta de hoje muitas ações importantes tiveram seguimento, como a aprovação do relatório de gestão, a aprovação do relatório de saldos do fundo de assistência social, a apreciação do serviço de repúblicas para jovens e a apreciação da lei de benefícios eventuais.

Os benefícios eventuais são suprimentos enviados às famílias que, por alguma intercorrência grave, não têm condições financeiras de arcar com suas necessidades básicas. Esses benefícios têm caráter temporário e não podem ser canalizados para outros fins que não sejam os originais. O auxílio moradia é um tipo de benefício eventual.

Um outro ponto importante do debate foi a realização das conferências nacionais, que são as instâncias máximas de deliberação da política de assistência social nos municípios. Rosária Rabelo acrescenta que é um evento que demanda um grande comprometimento dos envolvidos, pois é o momento de debater os desafios para a plena execução da política da Assistência e traçar os encaminhamentos necessários. "Essa gestão que está iniciando, do colegiado, tem uma responsabilidade muito grande de avaliar como está se dando essa política no município de Aracaju e de estar propondo à gestão o aprimoramento dos serviços que são prestados à sociedade".

O conselho recebeu também novos integrantes, representantes do poder público e da sociedade civil organizada. Cheia de entusiasmo para o trabalho, a nova conselheira Francidalva Ferreira conta da alegria em participar das resoluções que terão impacto direto no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Benjamin Carvalho e na vida de sua família, já que ela compõe o CMAS como representante dos usuários dos serviços do SUAS. "Eu posso confirmar que os serviços são realizados com seriedade, porque hoje as pessoas estão muito incrédulas e a partir da minha presença aqui, elas, que estão na ponta assim como eu, confiam no trabalho que é realizado".