Emef Papa João Paulo II promove projeto de capoeira para comunidade do Santa Maria

Educação
13/03/2017 15h49

Com o intuito de mostrar a responsabilidade aos jovens e adolescentes dentro e fora da comunidade escolar, através da prática da capoeira, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria realizou, na última sexta-feira, 10, a abertura do projeto "Berimbau de Ouro na Comunidade".

Idealizado pelo guarda municipal da unidade escolar, Gilvano Travassos, conhecido na capoeira como Mestre Touro, que criou a Associação de Capoeira Berimbau de Ouro e há mais de 40 anos, presta serviços em várias comunidades em Aracaju.

A diretora da Emef Papa João Paulo II, Silvana dos Santos, fala da importância de realizar projetos para a comunidade escolar. "Nós aqui da escola sempre estamos abertos para receber projetos como esse, principalmente quando beneficia o aluno e a comunidade, trazendo uma aproximação entre eles e mostrando que a escola é para servir a todos. Quando o Gilvano veio com a ideia de ser voluntário, todos que compõem a equipe da escola tivemos o prazer de dar todo apoio", ressalta.

O idealizador do projeto, Gilvano Travassos, explica o objetivo do "Berimbau de Ouro" e o que ele proporciona na comunidade. "Temos o objetivo de evidenciar que a escola é da comunidade e que todos devemos cuidar e preservar. Queremos mostrar aos jovens e adolescentes que a capoeira, o esporte em geral, transforma vida e que podemos nos tornar pessoas melhores", relata.

Ele também fala da dedicação em atuar com um projeto que ajuda muita gente. "Realizo esse projeto social voluntariamente, porque acredito que como ser humano precisamos oferecer algo para a humanidade. Saber que muitos tiveram destinos diferentes, fora das ruas, é muito gratificante e isso me motiva bastante para continuar", revela.