Dia do Consumidor: Procon Municipal garante direitos do cidadão

Agência Aracaju de Notícias
15/03/2017 08h45

Nesta quarta-feira, 15, é comemorado em todo o mundo o Dia do Consumidor. A data, instituída em 1962 pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, foi criada para resguardar e garantir os direitos de quem consome um produto ou serviço. O dia também serve para lembrar as empresas do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.  Em Aracaju, quando um cidadão tem seu direito desrespeitado, ele pode e deve acionar o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do município.

De acordo com diretora do Procon Municipal, Liara Aparecida Andrade, qualquer pessoa que more na capital pode abrir uma reclamação ou fazer uma denúncia junto ao órgão. "Todo cidadão que se sentir prejudicado com um produto ou com um serviço mal prestado pode abrir uma reclamação junto ao Procon", informou.

Ela explica que a reclamação pode ser feita por e-mail, por telefone, ou pessoalmente na sede do órgão, localizada no bairro Grageru, zona Sul da cidade. Não há restrição de situações. "A gente pega todas as queixas. A depender do caso, podemos resolver com uma ligação, ou se for uma coisa mais grave e necessite maior diálogo a gente marca uma audiência de conciliação", disse.

Liara Andrade destaca ainda que o ponto forte do Procon de Aracaju é a fiscalização. "Se a gente recebe uma denúncia, a nossa equipe é acionada imediatamente. Nós vamos até o local e tomamos as medidas necessárias para proteger os direitos do consumidor", pontuou.

Principais queixas

Segundo a diretora do Procon, as reclamações mais comuns envolvem as empresas de telefonia,  os preços praticados pelos postos de combustíveis e o serviço de garantia estendida.  

"A respeito da gasolina, nós realizamos operações de fiscalizações não só para ver a precificação, mas também a qualidade do combustível que está sendo vendido. Em relação às empresas de telefonia, a gente tenta entrar em contato e apresentar uma proposta de acordo. Com a garantia estendida é a mesma coisa, é comum que fornecedor dê a garantia estendida, mas quando o aparelho dá defeito  ele não quer cobrir", comentou.

Atendimento

O Procon Municipal está localizado na avenida Pedro Paes de Azevedo, n° 853, bairro Grageru. As reclamações e denúncias podem ser feitas pessoalmente, das 7h30 às 17h, pelos telefones 151 e 3179 6040, ou pelo email procon@aracaju.se.gov.br. O atendimento é gratuito.