Prefeitura de Aracaju celebra 162 anos com trabalho

Agência Aracaju de Notícias
16/03/2017 21h00

A falta de recursos neste início de ano não impediu que a Prefeitura de Aracaju executasse diversas ações em prol dos aracajuanos. A reconstrução da capital, que neste 17 de março comemora 162 anos, e o resgate da qualidade de vida já começam a dar os primeiros passos.

O trabalho tem sido desenvolvido com ética e empenho por parte de todas as secretarias. Em menos de três meses, a cidade ganhou uma nova cara. Os projetos executados melhoram a qualidade de vida dos aracajuanos, que esperaram muito por esse momento. Pra onde quer que olhe, há uma atividade da Prefeitura.
 
Saúde
 
O combate e prevenção de endemias e a ampliação da oferta do serviço hospitalar já são notados pela população, principalmente com os 12 leitos de internação que estão sendo abertos no Hospital Nestor Piva. Também está sendo implantado o serviço de odontologia para crianças no Centro de Especialidades Médicas, além da reabertura de duas salas de atendimento no mercado municipal para atendimento aos feirantes, à população de rua e às pessoas que circulam pela região.
 
Ao assumir a Prefeitura, a atual gestão encontrou a rede primária de saúde com um déficit de medicamentos básicos de 53%, que já caiu para 10%, graças aos esforços empregados. "Isso foi possível graças ao exaustivo trabalho de negociação das dívidas gigantescas deixadas pela administração passada", destaca o secretário municipal da Saúde, André Sotero.
 
Funcaju
 
A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) colocou importantes projetos culturais em prática. Um deles foi o I Simpósio de Carnaval de Aracaju com o tema "A história, o presente e o futuro".

O governador Marcelo Déda, que faleceu em 2013, também recebeu homenagem com a Semana Marcelo Déda de Cinema, no Centro Cultural de Aracaju. A trajetória política dele foi contada através da exposição de fotos "Semeando Sorrisos", da fotojornalista Janaína Santos.
 
A arte de rua que encanta pelo colorido e pelos temas urbanos também está sendo estimulada pela Prefeitura de Aracaju. Políticas públicas de fomento à atividade foram discutidas com um grupo de artistas grafiteiros e do movimento hip hop. Dessa reunião, nasceu a hashtag #Aracajunãoapaga.
 
Emsurb
 
A preocupação em devolver a qualidade de vida aos aracajuanos está por toda a parte da cidade. Nesse sentido, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) tem buscado, cada vez mais, devolver aos aracajuanos o orgulho de viver em uma cidade limpa, que há alguns anos já foi marca da capital.

A Emsurb pretende criar novos mercados municipais, ampliar a capacidade dos cemitérios e reforçar a limpeza urbana. A Prefeitura também vai arborizar ainda mais a cidade, com a plantação de mais de 4.000 mudas, além de firmar parcerias para a adoção de praças e embelezamento da capital.
 
SMTT

Um dos pontos mais priorizados é melhorar a mobilidade urbana de Aracaju. Para isso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realiza campanhas educativas, as readequações viárias, e as fiscalizações de ônibus e táxis do município, além da atuação diária dos agentes de trânsito.

Como reflexo desse trabalho, nesses três primeiros meses de 2017, houve uma redução de 7,94% dos acidentes com vítima, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Assistência Social

Assim como nas outras pastas, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) também foram vários os desafios encontrados, mas as equipes estão sendo recompostas e os profissionais realizam busca ativa em todos os bairros para identificar o público alvo e incluir nas atividades socioeducativas. As comunidades estão tendo o atendimento ampliado e os equipamentos estão voltando a ser referência de bons serviços prestados à população.

"Vamos trabalhar a assistência social como deve ser: uma política pública garantidora de direitos. Não há mais espaço para práticas meramente assistencialistas. Queremos empoderar nosso povo e estimular o seu desenvolvimento", afirma a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino.

A população em situação de maior vulnerabilidade social também já sentiu a diferença dos serviços prestados. A Semasc realizou a reimplantação do Serviço de Abordagem Social para traçar um perfil desse público e desenvolver estratégias que promovam um atendimento qualificado. Dentre as ações já realizadas, destacam-se a retomada do Consultório de Rua e ações articuladas para atendimento do público do Centro POP, que atende à população de rua.

Foram identificadas irregularidades na concessão do Auxilio Moradia, mas a atual gestão já está realizando uma revisão cadastral de 1.313 beneficiários, através de visitas domiciliares, para regularização. Outra inovação foi a criação de uma coordenadoria de Direitos Humanos na Semasc. A idéia é manter uma equipe no âmbito municipal trabalhando pelo enfrentamento a todas as formas de discriminação e preconceito.
 
Emurb

Já a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), nesses primeiros meses, alcançou números satisfatórios na rede de drenagem. Cerca de 700 pontos que absorvem as águas das chuvas foram melhorados, totalizando mais de 200 ruas beneficiadas de Norte a Sul.

Dentro de poucos dias, foi executada a obra emergencial da avenida Euclides Figueiredo, no bairro Cidade Nova, nas proximidades do loteamento Moema Mary. O serviço orçado em cerca de R$ 120 mil em recursos próprios melhorou a canalização das águas pluviais.

Outro ponto importante foi a restauração da malha viária, bastante castigada na gestão anterior. Até o momento, foram restaurados mais de 1.500 metros quadrados nas ruas e avenidas que cortam os 40 bairros de Aracaju. A iluminação pública também teve crescimento no atendimento. Quase 4.000 lâmpadas queimadas ou danificadas foram substituídas por novas.
 
Seplog
 
Uma constante da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) é manter a estratégica responsabilidade de gerir o desenvolvimento urbano. Em consonância com o pensamento do prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário Augusto Fábio Oliveira desenvolve projetos que incorporam o conceito de "cidade inteligente", onde a tecnologia será cada vez mais parceira na oferta dos serviços públicos.
 
"Nós vamos formatar um banco de ideias e montar uma estratégia de interação com a comunidade científica para construir propostas de adensamento tecnológico específicas para as características de Aracaju. Para serem úteis, essas ferramentas têm que estar alinhadas com as necessidades específicas da nossa capital", explica o secretário.

Fundat

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) investe em ações de incentivo ao empreendedorismo, como a criação de cursos de capacitação profissional e independência financeira dos aracajuanos. O projeto mais recente de fomento ao empreendedorismo da Fundação é o ‘Catador Empreendedor'.  "É nosso papel pensar em ferramentas e disponibilizar espaços que ajudem a colocar a idéia destas pessoas em prática", afirma o presidente da Fundat Luiz Roberto.

É pensando no bem comum que a Prefeitura de Aracaju vai continuar trabalhando para devolver ao povo o orgulho de morar em Aracaju, que completa 162 em um cenário de muito trabalho e reconstrução para o futuro.