Assistência Social debate autoestima da mulher idosa em ações nos Centros de Referência

Assistência Social e Cidadania
21/03/2017 10h25

Nem só de saudosismo vive a melhor idade. Com o passar dos anos e o acesso às tecnologias, a autoestima da pessoa idosa tornou-se um tema bem debatido e também é contemplado no pacote de atividades do "Toda Mulher É Forte", evento realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Aracaju, no mês de março. E na tarde desta segunda-feira, 20, as mulheres com mais de 60 anos foram até o Cras Enedina Bomfim, no bairro América, para uma verdadeira oficina de autoestima.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Teles, a inserção da população idosa nos trabalhos do Cras é muito importante porque promove o fortalecimento de vínculos e empodera essas mulheres. "Mais do que atividades lúdicas e recreativas, que também são muito importantes, nós estamos aqui para informar às mulheres sobre como elas podem exercer os seus direitos e é no Cras que temos essa oportunidade".

A Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres adverte que um dos tipos de violência mais comuns que a população idosa sofre é a psicológica (59,3%), seguida de violência patrimonial (40,1%), e violência física (34%), que em 69% dos casos tem as mulheres como vítimas.

Ensinar e Aprender

Para Rita Romão, que é co-idealizadora do projeto Por Mais Turbantes nas Ruas, o aprendizado com as senhoras é mútuo. "A gente sente que está absorvendo experiências. Elas ficam muito alegres em ter as suas cabeças enfeitadas com turbantes, querem estar sempre arrumadas, então dá para perceber que elas tem uma preocupação com a estética. É bacana perceber que as mulheres avançam em idade, mas isso não quer dizer que elas se preocupam menos com o bem estar".

Lindalva Santos é usuária do Cras, tem 68 anos e se considera uma mulher muito vaidosa. "Eu gosto de me maquiar, gosto de vestido que mostre o meu corpinho, eu não quero me desprezar, de jeito nenhum. Eu não vou esperar a morte chegar na minha porta, quando ela chegar eu já estou é na rua dançando forró" se diverte.

Parceria Solidária

Para incrementar as atividades da tarde, os funcionários do Banco do Nordeste doaram 50 kits de higiene pessoal às mulheres participantes do evento. Segundo Osória Costa, assistente social do banco, essa é uma ação desenvolvida pela instituição financeira há algum tempo. "Nós buscamos sempre cumprir com a nossa responsabilidade social e incentivar os nossos colaboradores nessas atividades. E no sentido da parceria com a prefeitura, estamos muito felizes pela abertura de portas dos dois lados, tanto da prefeitura quanto da nossa empresa".