Feira da Saúde no mercado leva cidadania aos feirantes

Saúde
22/03/2017 15h00

Exames de lâmina, testes de glicemia, sessões de acupuntura, de relaxamento, de Reiki, teste rápido para HIV, rodas de conversas sobre prevenção às doenças, entre outras atividades. Estes são exemplos dos serviços ofertados nesta quarta-feira, 22, na praça do mercado Albano Franco, no centro de Aracaju. Esta ação é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Movimento Popular de Saúde (Mops) e a Associação de Feirantes do Mercado Central.

A autônoma Jussiara dos Santos, 26 anos, que trabalha no entorno dos mercados, soube da Feira e foi fazer o exame papanicolau, conhecido por exame de lâmina. “Achei ótima esta iniciativa, pois para eu ir até a unidade de saúde do meu bairro é mais complicado, porque eu passo o dia todo por aqui. Assim que soube vim correndo. Já fiz o exame, aproveitei e tirei muitas dúvidas com as enfermeiras”, explicou Jussiara.

O exame dela foi feito no Espaço da Saúde Genildo Joaquim dos Santos, uma sala dentro do mercado que era utilizada pelo Mops e que será utilizada também pela SMS. “Estamos arrumando esta sala para servir de apoio para as ações da Unidade de Saúde da Família (USF) Maria do Céu, da própria secretaria e do Mops, para os feirantes que trabalham aqui nos mercados centrais”, informou André Baião, coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap) da SMS. Ele disse que em breve acontecerá a inauguração do espaço.

A Feira da Saúde foi realizada com os servidores e os residentes multiprofissionais da USF Maria do Céu, com a Vigilância Epidemiológica que levou o transporte do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para fazer o teste rápido de HIV, os técnicos do Programa Consultório na Rua, servidores do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), os técnicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e técnicos do Programa Saúde da Mulher.

“Muito boa esta ação, já me informei sobre várias doenças, vi o rapaz explicando sobre a acupuntura na orelha que é bom para o corpo todo e vim fazer o teste para ver como está o meu açúcar no sangue”, relatou Edvaldo Silva Costa, 49 anos e há sete, feirante do mercado.

Segundo Simone Leite, coordenadora do Mops, e o comerciante Vandervaldo Grigório dos Santos, que tiveram a ideia de criar o Espaço da Saúde, o local já tem sete anos e foi criado por causa da necessidade dos feirantes em ter uma área voltada para a promoção à saúde. “Aqui é um lugar de venda de alimentos saudáveis e os próprios feirantes não cuidam da sua alimentação, só sabem comer feijão, farinha e carne, no café da manhã e almoço. Então essa prática ocasiona vários problemas de saúde, por isso precisamos de profissionais para nos orientar”, disse Vandervaldo.