Meio Ambiente promoverá palestra sobre gestão de água na Câmara de Vereadores

Meio Ambiente
22/03/2017 16h45

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vai realizar uma palestra nesta sexta-feira, 24, às 9h, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), sobre gestão da água no município.
 
Para o secretário Cesar Viana, tratar esse tema é de suma importância. “Para nós é um privilégio debatermos a gestão da água na capital. Vamos mostrar como a Sema atua nas políticas públicas do município, a exemplo do Plano Municipal de Saneamento Básico, que hoje está em apreciação no Ministério das Cidades”, declara o secretário Cesar Viana. O responsável pela apresentação do trabalho empreendido pela prefeitura será o analista ambiental Cleverton Costa, lotado na equipe de Educação Ambiental da secretaria.
 
Em Aracaju, a Sema é regida pela Lei 4.359/2013, o órgão atua recuperando, preservando, protegendo, licenciando e fiscalizando atividades potencialmente poluidoras de recursos hídricos. Além disso, acompanha e operacionaliza ações técnicas ou educativas no tocante às políticas ambientais, inclusos os recursos hídricos.
 
No tocante da água, as equipes da Sema atuam de forma sistêmica. Como por exemplo, a equipe de Licenciamento Ambiental (DLA) que emite licenças, exigindo como condicionantes as apresentações dos registros despejo de efluentes, perfuração de poços e outorga de uso de água, junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Já a equipe de Educação Ambiental atua na sensibilização, com atividades prioritárias e lúdicas envolvendo escolas municipais e comunidades.