Parcerias entre Prefeitura e UFS são reafirmadas em reunião

Agência Aracaju de Notícias
22/03/2017 16h30

Na manhã desta quarta-feira, 22, a Prefeitura de Aracaju deu mais um passo para a concretização de uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) em prol da população. Em reunião ocorrida no gabinete da Reitoria da UFS, uma equipe da administração municipal liderada pela vice-prefeita, Eliane Aquino, apresentou aos pró-reitores os estudos dos setores da prefeitura para que, a partir desse ponto, sejam traçadas as estratégias e os possíveis convênios com a instituição de ensino. Esse segundo momento das discussões foi proposto na primeira reunião entre os membros das equipes da PMA e UFS, realizada em fevereiro.  

Durante o encontro, os representantes das secretarias e fundações envolvidas no projeto de estreitamento de laços - Saúde (SMS), Assistência (Semasc), Educação (Semed), Juventude (Sejesp), Formação para o Trabalho (Fundat) e Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) - pontuaram, individualmente, os principais problemas de cada setor e apontaram soluções que incluam as áreas de estudo da universidade. Na Educação, por exemplo, a secretária da pasta municipal, Maria Cecília Leite,  citou a desestruturação na qual a rede municipal de ensino foi encontrada, mas destacou que o trabalho pedagógico deve acontecer simultaneamente ao processo de estruturação para apresentar bons resultados, o mais breve.

A educação, inclusive, foi um dos temas mais debatidos ao longo da reunião. A vice-prefeita Eliane Aquino, que também é secretária de Assistência Social, enfatizou, durante o diálogo, que os baixos índices de proficiência nas séries do ensino fundamental se dão, muitas vezes, pelos problemas sociais enfrentados pela população aracajuana. Por isso, para ela, a união de interesses será fundamental para os avanços que a administração almeja. “Estou  nessa reunião com um sentimento de felicidade muito grande porque se a gente fizer essa discussão se tornar algo real, todos ganharão”, vislumbrou Eliane.

Após as apresentações, os pró-reitores se disponibilizaram a analisar as necessidades de cada secretaria, para verificar de que forma se dará a integração entre a instituição de ensino e a prefeitura. Os membros da equipe da administração municipal se comprometeram a enviar os relatórios para a reitora em exercício, Iara Maria Campelo. Na ocasião, a representante da UFS informou que o próximo passo para a formalização da parceria é a reunião setorial, em que cada secretaria discutirá suas necessidades com a instituição.

Para Eliane, a parceria teve grandes avanços. “Estamos em cada encontro estreitando mais a metodologia. É extremamente perceptível o quanto é necessário essa integração. Tanto o município quanto a UFS trabalham com os mesmos objetivos. É urgente que a gente faça essa parceria para que nossa população tenha ganhos em todas as áreas, na formação dos profissionais, que em breve serão professores, médicos, assistentes sociais, e nas pesquisas que são feitas pela universidade, que agregarão aos nossos serviços”, contemplou a vice-prefeita.

A reitora em exercício, Iara Maria Campelo compartilhou da mesma opinião. “É proposta da nossa gestão que a universidade tenha proximidade com os governos municipal e estadual, porque a responsabilidade é de todos nós, principalmente com a educação. A UFS forma profissionais para o estado e município, então, quanto mais qualificarmos essa prática, melhor teremos a formação do profissional e melhores resultados alcançaremos para Sergipe”, enfatizou Iara.

Participação

Acompanharam a vice-prefeita Eliane Aquino, na reunião, o secretário da Saúde, André Sotero,  a secretária da Educação, Maria Cecília Tavares, o secretário da Juventude e Esporte, Jorge Araújo Filho, o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana e o presidente da Funcaju, Silvio Santos.