Saúde distribuirá repelentes para grávidas acompanhadas pelo SUS

Saúde
23/03/2017 14h50

Pensando em proteger as mulheres que estão grávidas das doenças que são transmitidas pelo Aedes aegypti, que são o zika vírus, a dengue e a febre chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começará a distribuir repelentes no início do mês de abril para as gestantes que são acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria recebeu esta semana um lote de repelentes que foi enviado pelo Ministério da Saúde (MS) e também já há uma compra em andamento para mais produtos.

"Recebemos um lote do Ministério e a determinação do órgão federal é para os repelentes serem distribuídos as gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família, mas, aqui em Aracaju, como a Secretaria de Saúde já tem uma compra em andamento de repelentes, faremos a distribuição para todas as gestantes que são acompanhadas pelo SUS, porque entendemos a importância dessa medida protetiva", disse Cristiani Ludmila Borges, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, da SMS.

Ainda de acordo com ela, a distribuição começará a ser feita no início do mês de abril nas farmácias das Unidades de Saúde da Família (USFs). No entanto, é importante frisar que, as gestantes que são acompanhadas pelo SUS, precisam procurar a sua unidade básica de saúde para colocar o nome em uma lista, e, em seguida, receber o repelente.

"O fluxo dessa distribuição será o seguinte: os repelentes estarão disponíveis nas farmácias das unidades básicas, mas, primeiramente, as gestantes que são acompanhadas pelo SUS devem procurar a sua unidade para colocar o nome em uma lista. E quem está grávida e ainda não faz o pré-natal na nossa rede, procure uma unidade para poder se cadastrar, ser acompanhada e também receber o repelente. Por isso, as gestantes devem ir à unidade de saúde o mais rápido possível porque precisamos dessas listagens", explica.

Cuidados

Apesar de este ano Aracaju não ter registrado nenhum novo caso de criança com microcefalia, em decorrência do zika vírus, a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher ressalta que os cuidados precisam continuar.

"Em 2015 houve registro de vários casos de crianças com microcefalia, em decorrência do zika vírus, mas este ano, até o momento, não registramos nenhum caso. No entanto, os cuidados com o meio ambiente, lixo e reservatórios de água precisam continuar para que não haja a proliferação do Aedes. Além disso, recomendamos que as gestantes usem roupas longas para se proteger do mosquito e também preservativo porque o zika pode ser transmitido também através da relação sexual. Inclusive, há preservativos disponíveis em todas as unidades de saúde e também o teste rápido de gravidez", conclui Cristiani Ludmila Borges.