Prefeitura sensibiliza gestores no combate e prevenção às drogas

Educação
23/03/2017 16h50

É premissa na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira o combate e a prevenção às drogas em Aracaju. Em uma ação integrada envolvendo as secretarias da Educação (Semed), Saúde (SMS), Assistência Social (Semasc) e Guarda Municipal (GMA), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) promoveu um ciclo de reuniões de sensibilização dos seus gestores para a implementação dos programas Jogo Elos e #TamoJunto, e para o fortalecimento do programa Famílias Fortes. A reunião aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de março no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

O ciclo de reuniões contou com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre as Drogas (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça. A formadora federal do Programa Famílias Fortes, Juliana Escobar, explicou a perspectiva de prevenção que está sendo implantada nos municípios. “O nosso objetivo é trabalhar em uma outra perspectiva de prevenção, na qual é levado em conta o contexto social e não fiquemos focados na droga e sim em pensarmos em como os sujeitos estão sendo protegidos em suas comunidades”, explica Escobar.

A coordenadora de Políticas Educacionais e para a Diversidade da Semed, Maíra Ielena, reforçou a importância da luta no enfrentamento à violência e ao uso de drogas. “Recebemos com grande empolgação os programas da Senad: Jogos Elos, Famílias Fortes e #TamoJunto, por compreendermos que eles cumprirão um importante papel ao reforçar a nossa luta no enfrentamento à violência e uso de drogas”, destaca a coordenadora.

Os programas partem da premissa da intersetorialidade e integram Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social em ações que visam, principalmente a prevenção às drogas, e sobre isso a coordenadora da Semed analisa que “os programas são pedagogicamente apropriados, pois não abordam diretamente o uso de drogas, mas sim as ditas ‘habilidades de vida’, tais como a tomada de decisões, o pensamento crítico e resolução de problemas. Eles têm a finalidade precípua de fortalecimento de vínculos e lidam com as emoções - algo extremamente necessário à nossa infância e juventude do século XXI”, completa Ielena.

Os programas

Os programas #TamoJunto, Famílias Fortes e Jogos Elos são direcionados ao público de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos e às suas famílias de jovens e crianças em ambiente escolar e têm o objetivo comum de subsidiar e implementar ações de prevenção do uso de drogas.

Os programas funcionam a partir das premissas de adiar e evitar o primeiro uso de substâncias psicoativas e de reduzir o grau de abuso de álcool, tabaco e outras drogas entre o público a que se dirigem. Os programas trabalham com a qualificação de vínculos, fortalecimento de laços, promoção da saúde mental e potencialização de habilidades de vida de jovens e famílias.

Nessa perspectiva a representante da Semed, Karina Ferreira Cunha, psicóloga, ressalta que “a ideia aqui é sensibilizar os gestores para que eles se empenhem nesse processo de aplicar esses programas”, referindo-se ao ciclo de reuniões e relata que “o próximo passo é fazermos uma capacitação dos profissionais”, informa.