Saúde promove encontro mensal com grupo de pescadores da Coroa do Meio

Saúde
31/03/2017 13h34

Uma vez por mês, seu José Reis dá uma pausa nas atividades diárias para se dedicar exclusivamente à saúde. É um momento dele, de reflexão, de aprendizado e de cuidado. Na sede da Associação de Pescadores do bairro Coroa do Meio, ele se junta aos amigos e colegas de profissão para mais um encontro do Grupo de Convivência criado pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel para debater os assuntos relacionados à saúde do homem, trabalhar a prevenção e promover a qualidade de vida. Nesta sexta-feira, 31, aproximadamente 15 pescadores participaram do encontro que teve o alcoolismo como tema principal.

As reuniões do grupo acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês. A intenção é  sensibilizar os participantes quanto aos cuidados diários que todos eles devem ter com a saúde. “A gente entende que saúde não é apenas esse movimento de ir até uma Unidade, o cuidado tem que ser um movimento dinâmico e diário. Existem várias formas de cuidar da saúde no dia a dia, seja no âmbito familiar ou no trabalho, e é isso que nós estamos trazendo aqui para os pescadores”, explicou o enfermeiro, Fabrício Almeida dos Santos.

O assunto tratado hoje faz parte do cotidiano de muitos dos presentes. O alcoolismo é uma doença e pode ser tratada. Foi com esse foco que o sushiman, Damião Costa, usuário do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD Primavera, deu um depoimento emocionado e contou um pouco da sua luta para se livrar das drogas e do álcool. “Quando cheguei ao Caps, em fevereiro deste ano, eu só pensava em acabar com minha vida. Graças a Deus, lá encontrei todo o apoio que necessitava, encontrei amigos, fiz uma família. Pra mim, o Caps AD é a porta do céu e eu só tenho a agradecer pelo acolhimento e pelo carinho de toda equipe que trabalha lá. Vim aqui falar para incentivar as pessoas que estão na mesma situação que, um dia eu estive, a procurar tratamento”.

Seu José Reis ouviu o relato atento, sem perder um só detalhe. Agradeceu a boa vontade de Damião em compartilhar sua história de vida com os pescadores. Agradeceu à equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pelo trabalho realizado com os pescadores no Grupo de Convivência. “Eu faço questão de participar das reuniões todos os meses porque isso aqui pra mim foi um plano de Deus. Esse é um trabalho maravilhoso, eu aprendo muito e, a cada reunião, saio mais estimulado a cuidar da minha saúde. Estou presente em todos os encontros e incentivo a todos os meus colegas a comparecerem também”.

E essa iniciativa da SMS já rende bons frutos. O trabalho desenvolvido com os pescadores será apresentado na próxima semana em um evento internacional, em Recife. “Iremos participar do VI Colóquio Internacional de Estudos Sobre Homens e Masculinidades, que acontecerá de 2 a 6 de abril. O evento será uma oportunidade de trocar experiências na área de saúde do homem e também servirá para apresentarmos  esse trabalho que realizamos com os pescadores aqui em Aracaju. Vamos mostrar como essas rodas de conversa podem ser utilizadas como estratégias na construção do diálogo para a promoção da saúde masculina”, comemorou o enfermeiro Fabrício.