Dia da Conscientização do Autismo celebra a Inclusão Social

Assistência Social e Cidadania
02/04/2017 10h42

Uma combinação diferente dos genes: essa é a possível explicação do autismo, segundo os especialistas. Mas quem é especialista em carinho sabe que o azul é a cor da imensidão do amor. Através de uma parceria com as ONGs ADDA (Associação de Defesa dos Direitos do Autista), ABRA (Associação Brasileira de Autismo) e Adoletra, que oferece serviços interdisciplinares de educação inclusiva, a Prefeitura de Aracaju realizou, na tarde deste sábado, 1º de abril, atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no Parque da Sementeira.

Existem muitas formas de ver o mundo e percebê-lo. As pessoas com autismo são livres dos padrões da sociedade e se relacionam com ela de um jeito todo especial. Cada um a seu modo, mas o que não pode faltar a essas pessoas, nem às suas famílias, é a presença do poder público, na promoção da inclusão social.

A vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, acredita na integração de todos os atores da sociedade e sabe que, para isso, o meio público tem um papel fundamental. "Essas pessoas fazem parte da sociedade aracajuana, então elas não podem ser vistas como um ser a parte, se a gente está mesmo falando em inclusão e desenvolvimento, nós precisamos disso em todos os nossos espaços, que realmente essas crianças e jovens sejam acolhidos e sejam atendidos da forma como precisam ser. O principal potencial da Prefeitura nesse sentido é realmente começar a pensar em melhorar cada vez mais os seus serviços para atender esse público".

Atualmente, o Centro Dia de Aracaju atende seis autistas adultos, além de outras pessoas com deficiência. Para esse evento, foram disponibilizados educadores sociais do equipamento, que realizaram oficinas de pintura e outras atividades lúdicas com os participantes da atividade.

Para Murilo Oliveira, coordenador do Centro Dia, essas atividades são muito importantes para o fortalecimento de vínculos. "A gente tem que se adaptar à forma como o autista vê o mundo. Tanto o serviço tem que se adaptar quanto a própria sociedade mesmo. Eles têm outra percepção e isso não quer dizer que é errado, só é diferente. Quando a gente passa a modificar a nossa visão a respeito deles, nós podemos entendê-los melhor".

Cuidado para o desenvolvimento

Vilma da Conceição, avó do Mateus, de 11 anos, acredita que a paciência e o amor dedicados ao neto são armas importantíssimas para o fortalecimento das capacidades mentais e motoras do menino. "É ter muita paciência, muito carinho e muito amor. Eu sempre tento estimular que ele se desenvolva e tenha o máximo de independência possível".

Gabriel Lemos, de 15 anos, foi diagnosticado com autismo nos primeiros anos de vida e, a partir do diagnóstico, foi cercado de profissionais que o estimulam. A equipe composta por psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo foram decisivos na evolução do menino. "Eu vim pra cá para conversar com as pessoas, e achei muito bom. Eu me diverti muito, conversei muito com Rafaela, com João, com Egiane, com Selma, com Nicole, com Adriana e com a Graça. Eu gosto vir ao parque, eu gosto de estudar na escola, eu gosto de aprender a nadar, gosto de assistir televisão e Youtube. Felipe Neto é o meu favorito", conta, mencionando o youtuber que mais gosta. 

Parcerias

Em mais uma atividade, a Prefeitura de Aracaju resolveu trabalhar em união com outros entes. A Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) disponibilizou os técnicos do Centro Dia, além de se responsabilizar pelos lanches oferecidos. A Emsurb (Empresa Municipal de Serviços Urbanos) ofereceu o espaço do Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira) e as entidades ADDA, ABRA e Adoletra conseguiram a estrutura e os brinquedos para o evento.

A conselheira do Conselho Nacional da Pessoa Com Deficiência, Maria do Carmo Toucinho, disse que o interesse da parceria surgiu ao perceber o empenho com que a equipe do Centro Dia trabalha. "Meu filho, o Ramiro, autista de 33 anos, faz parte do Centro Dia, eu faço questão de dizer. Eu estou adorando e é um local onde meu filho fica muito bem e através do Ramiro fiz o convite. E a partir do Murilo (coordenador do Centro Dia) todos os encaminhamentos foram feitos. Nós todos estamos de parabéns. A Prefeitura está de parabéns, o Centro Dia está de parabéns a associação brasileira, a associação de defesa, todos juntos fizeram um evento maravilhoso" comemora.