Saúde realiza ação educativa na escola Sérgio Francisco

Saúde
04/04/2017 15h20

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, localizada no bairro Lamarão, tiveram nesta terça-feira, 4, um dia totalmente diferente. Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, que será comemorado no próximo dia 7, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou uma ação educativa na unidade, em parceria com os alunos dos cursos de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), fazendo um alerta sobre o bullying e também a importância de uma alimentação saudável.

Segundo Ilziney Simões, técnica do PSE, a integração da Saúde com a comunidade escolar faz toda a diferença. Ela conta que o assunto bullying foi escolhido para ser debatido na ação, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconizou este ano a depressão como tema da campanha do Dia Mundial da Saúde.

“Está mais do que comprovado que muitas crianças, adolescentes e jovens desenvolvem a depressão depois de sofrerem bullying. Por isso, temos que debater cada vez mais este assunto nas escolas, ressaltando para os alunos que é preciso respeitar as diferenças e também os seus colegas. Essa integração da Saúde com a comunidade escolar é muito importante e sempre rende bons frutos”, disse.

Além disso, a ação também abordou os benefícios de uma alimentação saudável que, inclusive, melhora a qualidade de vida e contribui para o combate à depressão. “Comer bem é fundamental e queremos passar isso para a comunidade escolar”, afirma a técnica do PSE.

A professora do curso de Enfermagem da UFS, Aglaé Araújo, ressalta a importância de debater estes assuntos com os alunos. “Temos sim que falar sempre sobre o bullying porque os jovens que sofrem esse tipo de agressão normalmente se isolam e podem desenvolver a depressão. Mas de uma maneira interativa e criativa, abordamos o tema e o resultado foi ótimo. Já sobre a alimentação, os alunos do curso deram dicas de refeições saudáveis porque é bom a comunidade escolar aprender desde cedo a comer bem”, declara. Na ação, os alunos do curso de Farmácia falaram também sobre o uso indiscriminado de medicamentos.

Receptividade

Os estudantes da Escola Sérgio Francisco da Silva demonstraram total interesse nos assuntos que foram abordados na ação. Um deles foi o Carlos Veraldo. “Gostei muito dos debates. Aprendi que temos que respeitar as diferenças e não fazer bullying com nossos colegas. Uma brincadeira pode virar um grande problema”, disse.

Já o aluno Pedro Henrique Silva garantiu que vai prestar mais atenção na prática bullying na escola. “Aprendi que não podemos fazer bullying com nossos colegas e sempre que eu souber que alguém está fazendo, vou avisar a alguém da escola para que a providência seja tomada. Ninguém merece ser alvo de agressão”, conta.