100 sem dias sem parar: Seplog reduz custos e otimiza gestão administrativa

Planejamento e Orçamento
10/04/2017 06h00

Nestes 100 dias da nova gestão na Prefeitura de Aracaju, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), sob o comando do secretário Augusto Fábio Oliveira, está empenhada em promover a redução de custos, otimizar processos e modernizar diversos aspectos de gestão.

Foi realizada uma ação incisiva para redução de custos que teve como seus principais eixos a revisão e realinhamento de todos os contratos firmados pela administração municipal, bem como uma criteriosa auditoria em toda a folha de pagamento do município. “Estamos buscando gerar economia e modernização da nossa gestão administrativa. São diversas ações estratégicas que, em breve, já demonstrarão seus resultados para o conjunto da administração e sociedade aracajuana”, destacou Augusto Fábio.

Gestão Documental
 
Outra importante vertente de atuação da Seplog  é a implantação de um projeto piloto de gestão documental, que visa reduzir os gastos com aluguéis de galpões e outros espaços locados apenas para guardar papel. “Estamos em avançados estudos para a adoção de um processo de gestão documental e guarda compartilhada dos acervos referentes a pessoal e a administração, através de pessoal especializado e com uma enorme vantagem comparativa no aspecto de custos”, enfatiza o secretário.

Desse modo, além de garantir a segurança do acervo, que passará a ser preservado com métodos mais modernos e ágeis para sua eventual localização, será iniciado um processo de digitalização de toda essa documentação. “E esse será um processo que também pretendemos que outras secretarias e órgãos municipais adotem, já que percebemos ser esse  um problema comum. Vamos estabelecer metas mensais nesses processos de virtualização de documentos de modo que, ao final dos quatro anos, deixemos um legado de modernização e responsabilidade socioambiental para a administração municipal”, destaca Augusto Fábio.  

Otimização de Processos
 
A Seplog também está realizando estudos para a modernização de todos os processos de trabalho, mapeando as principais dificuldades para propor soluções e alternativas tecnológicas que otimizem a força de trabalho, reduzam o acúmulo de papel e o risco de extravio de documentos.
 
Enfrentando a demanda encontrada já ao assumir, o secretário Augusto Fábio promoveu a realização de mutirões para atendimento dos milhares de processos administrativos movidos pelos servidores em busca de direitos que se encontravam represados na Seplog. A meta é chegar, já no final do mês de abril, com toda essa demanda  atendida e os processos devidamente encaminhados.