100 dias sem parar: Edvaldo apresenta melhorias para Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
10/04/2017 11h20

Regularização dos salários dos servidores, serviços municipais restabelecidos, obras entregues, vários mutirões de limpeza e remédios nos postos de saúde. Em apenas 100 dias, a atual gestão do prefeito Edvaldo Nogueira já conseguiu esses e diversos outros avanços rumo à reconstrução da qualidade de vida e reestruturação de Aracaju.

"Em apenas três meses, inauguramos praça, agora a primeira escola do 17 de Março, assinamos ordem de serviço, e fizemos outros vários serviços. Ao mesmo tempo, regularizamos os salários dos servidores que, quando assumimos a gestão, já estavam dois meses atrasados, e nós pagamos os atrasados e os meses de janeiro, fevereiro e março dentro do mês trabalhado. São 100 dias de trabalho sem parar", assegura o prefeito de Aracaju.

O déficit financeiro superior a R$ 800 milhões deixado pela antiga gestão exigiu estratégias efetivas no que diz respeito à redução de gastos. Diversas dívidas com fornecedores foram renegociadas, mais de R$ 3 milhões mensais do custo da folha de pagamento de comissionados foi reduzido, além da diminuição de 20% das verbas de custeio e revisão de todos os contratos em vigor.

“Aracaju vai voltar a ser uma cidade que vai funcionar bem, que vai ter serviços decentes, que vai voltar a ser a capital da qualidade de vida. O grande desafio é vencermos este primeiro ano. Todo o nosso esforço é nesta direção. Colocar a casa em ordem, para começar o processo de reconstrução da nossa cidade", afirmou o prefeito.

A regularização dos salários dos servidores foi um fator marcante nesse período. Até o último dia 31, Edvaldo conseguiu realizar o pagamento de cinco folhas salariais, correspondentes às deixadas pela gestão anterior (o salário de dezembro, via operação de crédito, o 13º salário) e as da nova gestão (janeiro, fevereiro e março), pagas dentro do mês trabalhado - fato que há 17 meses não acontecia. "Não tinha como iniciar uma gestão ou tentar fazer com que a Prefeitura andasse se os servidores não estivessem recebendo os seus salários", explicou Edvaldo.

Obras e ações

Apesar das dificuldades orçamentárias, obras e ações pontuais estão sendo tocadas, começando a devolver a esperança aos aracajuanos. Entre as obras mais significativas para a população está a recuperação da avenida Euclides Figueiredo, o funcionamento da Escola Dr. José Calumby Filho, no bairro 17 de Março, e a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Olaria. Sobre esta última ação da Prefeitura, o morador do bairro há mais de 20 anos, Antônio Vicente, fez questão de demonstrar o avanço que ela representa: "antes, aqui tinha muita água nessa área, era um espaço horrível. Agora, o nosso bairro ganhou uma nova cara. Estou satisfeito com o trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira", afirmou Antônio Vicente.

Além disso, nesses três meses, diversas ações foram realizadas para organizar a cidade. O programa "Agora Aracaju Vai Ficar Limpa" recolheu mais de 800 toneladas de resíduos de diversos bairros da capital, priorizando os bairros com situação mais complexa, como o Santa Maria, 17 de Março, Coqueiral, Bugio, Jardim Centenário, Porto D'antas e São Carlos.

Através das ações de tapa-buracos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), mais de 400 ruas e 30 corredores viários receberam melhorias para correção de desníveis, crateras e buracos que geram desconforto para moradores e para quem dirige. Como também foi feita a desobstrução e limpeza de diversas galerias pluviais e canais, prevenindo alagamentos nos próximos períodos de chuva.

No que diz respeito à segurança, uma das maiores preocupações dos aracajuanos, foi implantado através da Guarda Municipal, o programa Terminal Seguro, que tranquilizou a população com a intensificação das rondas nos terminais de integração e gerou uma redução de mais de 50% de assaltos a ônibus.