Eliane Aquino participa de debate sobre economia solidária na UFS

Assistência Social e Cidadania
11/04/2017 11h30

Buscando estabelecer um diálogo entre a academia e o poder público, a vice-prefeita e secretária da Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, participou nesta segunda-feira, 10, do debate "Economia Solidária: uma imersão social no Estado de Sergipe". A roda de conversa, que aconteceu na Universidade Federal de Sergipe (UFS), teve como finalidade a discussão para a elaboração de futuras políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social dos moradores do município de Aracaju.

"Hoje eu vivo um dilema gigantesco dentro de uma secretaria de assistência, que cuida da criança ao idoso. Hoje temos, no máximo, 10% da capacidade financeira de atuar em todas as áreas. Em conversa com todos os pró-reitores, eu tenho discutido que enquanto não acharmos o caminho real para resolver os problemas sociais de renda, emprego e tantos outros, vamos ter muitas dificuldades. Por isso precisamos aproximar esse saber da academia com a execução do poder público", destacou Eliane Aquino.

Foco em empreendimentos solidários, com fins de fortalecimento de associações e cooperativas produtivas, entre outras alternativas de incrementar o orçamento familiar. Em tempos onde os índices de desemprego crescem no país, a economia solidária se consolida como um outro caminho para a erradicação da pobreza.

Segundo o organizador do evento e estudante de economia da UFS, Jhonathan Lima, o departamento vem pesquisando a fundo as políticas públicas para a gestão de uma forma prática, que saia do campo das ideias e ideologias. "O nosso papel aqui, como alunos, é o de ser interlocutores entre o conhecimento científico e a administração. Tudo que está sendo aprendido em sala de aula está sendo aplicado através das imersões sociais", explicou.

A economia solidária se baseia em empreendimentos autogestionários, através de pequenos empreendedores. Dentro do município ela se aplica no apoio a essas pessoas para que elas superem suas condições de dificuldade social. A gestão passa a fomentar o amparo dos empreendimentos, regularizar a atividade produtiva, treinamento para a melhoria da produção, até o final da cadeia, que é a compra dessas produções.

O projeto tem suporte da Pró-Reitoria de Extensão, Núcleo de Empreendedorismo da UFS, Instituto Marcelo Déda, Centro de Referência em Economia Solidária, Cooperativa de Catadores Cooperluxo, Federação das Cooperativas de Catadores e Selecionadores de Materiais Reutilizáveis em Defesa do Meio Ambiente do Estado de Sergipe (Fecarse) e Prefeitura Municipal de Aracaju, representada pelas secretarias da Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Educação.