WEBMAIL

LINKS

ACESSO RÁPIDO

MENU

Diretorias de qualificação e empreendedorismo da Fundat interligam ações e serviços

12/04/2017 - 16h35

Para desenvolver-se profissionalmente, o indivíduo precisa percorrer uma jornada que envolve um processo de qualificação das competências e habilidades necessárias para enfrentar o mercado de trabalho e atuar na profissão almejada. Compreendendo isso, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), investe em formas de integrar as ações e os serviços das diretorias de Formação Profissional (Dirfop) e de Empreendedorismo e Cooperativismo (Direc) do órgão, destinadas a oferecer ferramentas de incentivo crescimento profissional do cidadão.

Um destes mecanismos de integralização ocorreu no curso de Técnicas Básicas em Bijuteria - (Toalhas), iniciado na tarde da última terça-feira, 12, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Santa Maria. No primeiro dia de aulas, as alunas tiveram a oportunidade de assistir à palestra da professora e doutora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Suely Maria da Silva sobre empreendedorismo e competências comportamentais. Além disso, houve também orientações a respeito de disponibilização de microcrédito com um técnico do Programa CredAmigo.

De acordo com diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo, Rosana Amaral, a união das atividades desempenhadas pelas duas diretorias possibilita um maior suporte na preparação profissional do aracajuano. "Elas têm a chance de sair com uma bagagem de conhecimento mais completa e preparada para encarar os desafios empreendedores que encontrarem pela frente", assegura Rosana.

Segundo a diretora de Formação Profissional, Selma França, todo progresso profissional começa com a sede pelo aprendizado. "Também é importante que elas descubram as suas aptidões para investir em um itinerário de conhecimento voltado à área que aspiram trabalhar", afirma a diretora.

Dirfop e Direc

A diretoria de Formação Profissional é encarregada de viabilizar ao aracajuano, oportunidades de acesso gratuito ao conhecimento, através da oferta de diversos cursos ligados à capacitação para o campo de trabalho ou geração de renda extra, provenientes da própria Fundat ou de parcerias, a exemplo do Sistema "S" e Governo Federal.

Já a diretoria de Empreendedorismo e Cooperativismo é responsável, por meio da Agência do Trabalhador, pelo cadastro de currículos e encaminhamento de pessoas ao mercado de trabalho, além de instruções com relação à postura adequada para uma entrevista de emprego e a correta elaboração do currículo.

A Direc também presta apoio ao trabalhador independente que tem interesse em abrir, manter ou ampliar o próprio negócio. Este apoio se dá através do CredPovo que viabiliza a oferta de microcrédito para pequenos empreendedores, graças à parcerias firmadas com bancos que disponibiliza-o com taxas de juros reduzidas. O setor também proporciona orientação financeira e acompanhamento técnico da utilização correta dos recursos adquiridos, além de estimular e preparar o cidadão apto a empreender com a promoção de cursos voltados para as práticas empreendedoras.

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTE A+ A-
Prefeitura Municipal de Aracaju
Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270
Aracaju, Sergipe - Brasil - Fone: (79) 4009-7800

Swapi Agência Digital