Técnicos de TI da PMA conhecem detalhes do E-DOC

Planejamento e Orçamento
20/04/2017 19h57

Oferecer soluções que promova a economia de recursos, a segurança de eliminar extravios e a transparência para possibilitar consultas via internet. Este é o objetivo da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), que tem buscado ampliar as discussões sobre a modernização administrativa com incorporação de tecnologia.

Nesse sentido, na última quinta-feira, 20, técnicos municipais conheceram detalhes do E-DOC, ferramenta (software) utilizada na digitalização de toda a parte documental no Governo do Estado. O encontro ocorreu na sede da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis).

Para o coordenador-geral de Tecnologia Informação da Seplog, Marcos Sales, os estudos para adoção desse sistema são promissores. "O sistema permitirá excluir a tramitação documental que hoje ainda é toda praticamente via papel. Tudo isso gera um grande custo aos cofres do município. Estamos otimistas com os encontros com toda equipe de TI da PMA na busca de padronizar a parte de tecnologia. Este trabalho vem se fortalecendo com as parcerias e o apoio da Emgetis", concluiu.

Vantagem Comparativa

Com a adoção do sistema, a utilização de papel seria praticamente eliminada e o consequente risco de extravio também. Isso proporciona economia, segurança e transparência, uma vez que todos os processos poderiam ser acompanhados pelos respectivos interessados via internet.

O diretor de Tecnologia da Emgetis, Francisco Varella, destacou o processo de implantação e a credibilidade que o sistema adquiriu nacionalmente. "Hoje já somos referência nacional na utilização desse sistema. É um trabalho que requer tempo para adaptação, mas gera uma grande satisfação pelos avanços e torcemos para que a Prefeitura tenha a possibilidade de implantar o sistema em suas ações", disse.

Já a analista de sistemas, Helga Souza, que conduziu a apresentação do software para os participantes, enumerou as vantagens oriundas da modernização. "O E-DOC é um sistema gerenciador de documentos eletrônicos que proporciona o controle de todo registro que dá entrada no Governo, ou seja, os ofícios, CI's e portarias são criadas dentro deste sistema. Não é mais necessário mão de obra para envio de documentos, custos com papel, impressão e o melhor de tudo é a transparência que se incorpora a este modo de trabalho", ressaltou.