Escolas Municipais Anísio Teixeira e Carvalho Neto voltam aos bairros de origem

Educação
24/04/2017 16h25

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), atende a uma antiga reivindicação de duas comunidades escolares da capital. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira e Carvalho retornam, depois de muito tempo, para seus bairros de origem: Atalaia e América, respectivamente.

 As duas instituições de ensino haviam sido transferidas das comunidades, ainda na gestão anterior, gerando transtornos tanto para alunos quanto para professores, que precisavam se deslocar para outros bairros. O diretor da Educação Básica da Semed, Manuel Prado, explica a importância das escolas serem devolvidas às suas comunidades.

"Ambas estavam funcionando no centro da cidade e os alunos chegavam às aulas cansados, além de termos gastos com transporte escolar. Ouvimos esse apelo dos pais e desde janeiro estamos trabalhando para regularizar o funcionamento dessas escolas em suas respectivas comunidades", explicou Manuel.

Essa intercorrência, com o tempo, fez com que diversos alunos procurassem outras escolas com acesso mais fácil. O resultado disso é que, agora, as duas escolas dispõem de vagas abertas para matrículas em diversas séries.

Na Emef Anísio Teixeira são 16 vagas abertas. Para o diretor Rogério Tenório, a expectativa é que os alunos retornem às suas escolas. "Finalmente voltaremos a abrir as portas da escola na Atalaia, e os pais poderão matricular seus filhos com a certeza de que eles estudarão perto de casa", afirma Tenório.

Já a Emef Carvalho Neto está com 113 vagas abertas para novas matrículas nos turnos da tarde e da noite. A diretora da unidade de ensino, Ivanilda Barreto, também está na expectativa pelo retorno dos alunos. "Os pais já estão nos procurando satisfeitos para matricularem seus filhos. Até o desempenho escolar melhora quando eles estudam perto de casa", informa a diretora.

Vagas disponíveis

Emef Anísio Teixeira
(Rua Vicente Mesquita, nº 125, Jardim Atlântico, bairro Atalaia, próximo ao hotel Rekinte e à agência do Banese)

Manhã
2o Ano - 2 vagas
3o Ano - 10 vagas
5o Ano - 3 vagas

Tarde
6o Ano - 1 vaga

 

Emef Carvalho Neto

(Rua Camilo Calazans, nas dependências do Colégio Estadual Arício Fortes)


Tarde

7° Ano- 12 vagas

8° Ano- 19 vagas

9° Ano- 18 vagas

 

Noite (Educação de Jovens e Adultos)

2° Ciclo- 12 vagas

1° Etapa- 9 vagas

2° Etapa- 12 vagas

3° Etapa- 8 vagas

4° Etapa- 23 vagas

 

Documentação Necessária

 

- cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, quando couber, e apresentação do original para a devida conferência;

- 02 fotos 3x4;

- guia de transferência original, salvo na hipótese da matrícula inicial;

- cópia do comprovante de residência;

- cópia do cartão Bolsa-Família (NIS);

- cópia do RG do responsável legal.