Galeria de Arte Álvaro Santos valoriza trabalhos de artistas sergipanos

Agência Aracaju de Notícias
26/04/2017 08h35

Basta uma olhada rápida pra perceber que a Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), unidade da Fundação Municipal de Cultura e Arte (Funcaju), dispõe de um vasto e rico acervo. O local, que serve de vitrine para o artista sergipano, conta com mais de 400 trabalhos, entre telas, desenhos, aquarelas e esculturas. Eles fazem parte do acervo da Galeria, situada na praça Olímpio Campos, no Centro de Aracaju.

Adinil Freire trabalha na Álvaro Santos há 30 anos. A servidora, que conhece cada canto da Casa de Artes, passa horas contemplando as preciosidades que ali são expostas. “Não tem como não admirar. Cada artista tem uma história e eu viajo na história de cada um deles. Eu sinto uma paz interior, fico leve”, revelou.

A galeria foi fundada em 1966 na administração do então prefeito Godofredo Diniz.  Para o diretor Luiz Adelmo, a unidade desempenha papel de incentivadora das artes no estado de Sergipe. “O prefeito Edvaldo Nogueira valoriza bastante a cultura, desde a época em que foi vereador da capital. Por isso, buscamos sempre enaltecer o trabalho de todos os nossos artistas. Algumas das peças que aqui estão foram adquiridas e outras deixadas pelos artistas que fizeram exposição neste local”, explicou.

A exposição do acervo conta com obras de vários artistas, a exemplo de Joel Dantas, Ismael Pereira, Adauto Machado, José Silveira, Anselmo Rodrigues e Zeus. O local também exibe trabalhos de Félix Mendes, Risolina Novais, Eurico Luiz, J. Inácio e Jenner Augusto.

Segundo o diretor da galeria, uma das peças mais antigas e valiosas do acervo é a de Jenner Augusto, a qual mostra o início da carreira dele. “Essa peça é de 1948, quando ele iniciou na pintura. Na época, ele era balconista dos irmãos Brito ali na esquina das ruas João Pessoa e São Cristóvão. Inclusive, um dos Britos certa vez me disse que ele chegou a ser demitido porque ficava no balcão rabiscando os papéis. Ele era um apaixonado pela arte”, relembrou.

Funcionamento


Além de trabalhos dos artistas sergipanos, a Galeria divulga, também, as manifestações culturais da cidade. Quem quiser mergulhar nesse universo da arte, basta fazer uma visita. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h.