Qualidade de vida: limpeza dos canais em Aracaju é fundamental

Agência Aracaju de Notícias
02/05/2017 15h30

Cidade limpa, população satisfeita. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), não tem medido esforços para garantir a limpeza da capital sergipana. Exemplo disso é a manutenção constante dos canais que percorrem a cidade, evitando alagamentos e assegurando aos cidadãos cada vez mais qualidade de vida.

Ao todo, são 65 canais responsáveis pelo escoamento de esgoto na capital. Para receber o atendimento, a Emsurb possui um cronograma baseado na última data em que foi realizado o tratamento de cada canal. Em média, o serviço acontece a cada dois meses, mas, a depender do acúmulo de materiais, alguns recebem intervenção antes deste prazo, assim como no período que antecede a temporada de chuva.

De acordo com a Coordenadoria de Manutenção e Vias Públicas da Emsurb, de janeiro deste ano até o final de abril, 37 canais de Aracaju receberam os serviços através de limpeza manual, mecanizada e barragem móvel. O coordenador de Manutenção e Vias Públicas da Emsurb, Everaldo Pereira, enfatizou a importância da manutenção de um canal. "São serviços de suma importância, pois evitam problemas de alagamentos, muriçocas e animais peçonhentos. Um canal limpo próximo de casas é sinal de qualidade de vida".

O serviço de limpeza dos canais da cidade é feito por três métodos distintos. No método manual, a limpeza é toda feita pelos agentes, com auxílio de ferramentas específicas e um caminhão tipo caçamba, os profissionais capinam, varrem, roçam e recolhem o lixo das margens e dos leitos dos córregos. Já a limpeza mecanizada conta com uma escavadeira hidráulica, que retira do fundo do canal grande quantidade de lama acumulada com a passagem da chuva. Por fim, o método de barragem permite que o lixo seja retirado das áreas mais inacessíveis existentes nos canais. Neste caso, o lixo é empurrado pelo fluxo de água para uma tela que o retém.

Segundo o coordenador de Resíduos Sólidos da Emsurb, Fábio Almeida, para a atividade de limpeza ser executada com sucesso, a participação dos cidadãos é fundamental. "Nós disponibilizamos postos de recolhimento para o descarte de lixos e entulhos. Eles estão espalhados em diversos pontos da cidade, não é necessário jogar no canal. A população precisa ajudar para benefício deles e de todos nós", ressaltou.