WEBMAIL

LINKS

ACESSO RÁPIDO

MENU

Centro Cultural recebeu primeiro dia de programação da 15 ª Semana dos Museus

16/05/2017 - 13h04
clique para ampliarMuseóloga do Centro Cultural, Heyse Souza. (Fotos:Edinah Mary)
clique para ampliarO evento recebeu na manhã de hoje, 16, cerca de 100 participantes.
clique para ampliarVerônica Cardoso, coordenadora da Biblioteca Mário Cabral.
clique para ampliarProfessora de história, Ariany Valeriano.

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), participa da 15 ª Semana dos Museus promovida pelo Instituto Brasileiros dos Museus (Ibram). O Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) sediou na manhã desta terça-feira, 16, o primeiro dia de programação, com as palestras ‘O Museu como espaço de linguagem’, da museóloga do Centro Cultural, Heyse Souza, e ‘Os bondes de Aracaju na visão de Mário Cabral’, da bibliotecária Verônica Cardoso.

O Ibram escolhe todos os anos um tema central para o evento. Neste ano o tema escolhido foi ‘Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus’. Cada instituição idealizadora de seu evento pode escolher o tema a ser abordado. A Funcaju trouxe como tema ‘Aracaju nos tempos dos bondes’.

Heyse destacou em sua apresentação como o museu usa as formas de linguagens através de performances, exposições, atividades educativas. “O Museu é um espaço de aprendizagem. Mostrar as ferramentas da comunicação dentro desse espaço é de tamanha importância para que as pessoas possam compreender todo o processo de captação da informação”, explica a museóloga.

Reviver os pensamentos de um dos maiores escritores de Sergipe sobre os bondes que circulavam pela capital sergipana em meados dos séculos 60 e 70 foi a proposta da palestra de Verônica Cardoso, que agradou a todos que participavam do encontro. “Mário Cabral relatou em seu livro “Roteiros de Aracaju”, sobre os bondes que circulavam pela cidade. "Ele fazia uma crítica sobre a forma como os bondes eram utilizados e também sobre os transtornos ocasionados pelas condições precárias do meio de transporte", afirma.

O evento recebeu cerca de 100 participantes. A professora de história do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo, Ariany Valeriano, trouxe a sua turma para prestigiar o debate. Segundo ela, é uma oportunidade ímpar que os alunos não poderiam perder de forma alguma. "Agregar conhecimento é sempre muito importante. Eu tinha que trazer eles para essa programação porque com toda certeza é uma ótima oportunidade de agregar valor na formação deles".

Serviço

Entre os dias 15 e 21 deste mês é comemorada a 15ª Semana dos Museus em todo o Brasil. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza diversas atividades por todo o país com o objetivo de enaltecer, divulgar e valorizar os museus brasileiros, como também, intensificar a relação dos mesmos com a sociedade. Este ano, o evento traz como tema “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”.  O Centro Cultural de Aracaju recebe o evento com programações nos dias 15 e 16 a fim de fortalecer a valorização de um dos seus espaços, o Museu da Cidade Viana de Assis.

 

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTE A+ A-
Prefeitura Municipal de Aracaju
Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270
Aracaju, Sergipe - Brasil - Fone: (79) 4009-7800

Swapi Agência Digital