Visita ao Oceanário de Aracaju encanta estudantes da rede Municipal

Educação
16/05/2017 16h29

Motivação, alegria, encantamento e entusiasmo estavam em cada expressão dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ágape, que visitaram nessa terça-feira, 16, o Oceanário de Aracaju. O Oceanário, que fica na Orla de Atalaia, é o primeiro do Nordeste e o quinto do Brasil, com cerca de 70 espécies de diferentes animais marinhos, incluindo invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes.

Os estudantes do 2º e 3º ano da Emef Ágape puderam observar o comportamento dessas espécies e ficaram encantados com as arraias, tubarões e tartarugas. De acordo com a coordenadora pedagógica, Rita Luzia Sulz Ribeiro, a visita foi apropriada para esse momento, pois os alunos estão estudando na sala de aula sobre os animais marinhos.

"Elas estão podendo conhecer de perto sobre as espécies marinhas, muitas não conheciam, então todas elas ficaram fascinadas com tudo que viram. Este ano nós trabalhamos a questão ambiental, a questão da água, a importância de preservar a vida marinha e aquática, a preservação dos rios, então tudo isso foi estudado esse ano e vamos complementando com os outros assuntos que serão abordados. Queremos despertar nas nossas crianças o compromisso com o planeta, com a água, com a preservação dos animais, do ambiente, tudo isso para o futuro dessa nova geração", completa Rita.

O maior trabalho do Oceanário de Aracaju para a conservação das tartarugas é a sensibilização ambiental. De acordo com o biólogo do Projeto Tamar, Rauber Santos Garcia, é através da educação ambiental que eles conseguem tocar a população em relação ao papel da tartaruga com o meio ambiente.

"Trazer as crianças para conhecer o nosso espaço é muito importante, pois são nossos futuros formadores de opinião, então começamos a atuar na formação dessas crianças para que quando adulto eles consigam tomar decisões em prol do meio ambiente e contribuir na conservação do mesmo", contextualiza.

Encantamento

Atividades que englobam os conhecimentos dos estudantes são sempre bem-vindas para as escolas da rede municipal. Para a professora do 2º ano, Maria Josanete Santos Barreto, a visita de hoje foi um momento especial e de muito aprendizado.

"Os nossos alunos estão vendo na prática o que viram na sala de aula, eles ficaram muito encantados, porque muitos não conheciam esses animais, ficam fascinados em ver o que eles só tinham visto no livro", conta.

O aluno do 3º ano, Diogo Fernando dos Santos Pinheiro, conta como foi sua primeira visita ao local. "Estou muito feliz em conhecer a casa desses animais. Aprendi sobre todos os animais marinhos que tem aqui e que existem cinco espécies de tartaruga no Brasil", ressalta.

O Oceanário é um espaço voltado para que os visitantes entendam melhor o comportamento de algumas espécies marinhas. Para as crianças o espaço é um lugar mágico onde moram alguns animais do mar, como conta a estudante do 2º ano, Isabela dos Santos Lessa. "Não conhecia o Oceanário e estou muito encantada, é como se fosse a casa deles e todos moram juntos, muito legal", revela.