Prefeitura realiza transmissão inédita de Audiência Pública

Agência Aracaju de Notícias
29/05/2017 13h50

Nesta segunda-feira, 29, a Prefeitura de Aracaju realizou uma Audiência Pública para discutir sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2018. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, porém, aqueles que não puderam comparecer, tiveram a oportunidade de acompanhar ao vivo através das redes sociais, via YouTube (site que permite aos usuários visualizarem e compartilharem vídeos via internet). Algo inédito até então.

"Pela primeira vez na história de Aracaju uma Audiência Pública foi transmitida ao vivo através das redes sociais e o canal do YouTube, garantindo assim uma maior interatividade do público que não teve condições de comparecer na plenária de hoje. Esta inovação possibilita uma maior participação popular, nosso principal objetivo", explica o secretário Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio.

A transmissão foi coordenada pelo Núcleo de Mídias Digitais da Secretaria Municipal da Comunicação. Segundo o diretor do Núcleo, Danilo Aguiar, a ação aproxima o cidadão da gestão municipal. "Utilizar as redes sociais para aproximar o cidadão da esfera pública é uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira que estamos cumprindo a rigor. Hoje, mais de 160 espectadores puderam acompanhar ao vivo pelo Youtube as discussões de um assunto tão importante como o Plano de Leis e Diretrizes Orçamentárias que impacta em toda a cidade. É uma iniciativa inédita que deve se tornar perene para cumprir a premissa básica de uma gestão comprometida com a participação popular: o diálogo".

Iniciativa aprovada

Levar as informações através da internet foi uma ótima alternativa encontrada pela Prefeitura, segundo o líder comunitário do bairro Bugio, Aragão Barroso. "Discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) publicamente é importante.  A gente fica sabendo do orçamento de 2018, das implantações dos projetos que cada comunidade requer. A gente veio e ouviu atentamente,  mas quem está em casa também acompanhou pela internet”, disse.
 
Representante da comunidade do Olaria, o jornalista Marcos Simões, destacou a importância da transmissão quebrar as barreiras da comunicação. “A importância que a Prefeitura de Aracaju dá ao transmitir ao vivo está audiência, mostra que tem a intenção de levar a informação ao povo que se encontra em casa. Muitas vezes, o número de pessoas que acompanha é enorme. Levar isso por meio da internet é uma inovação e acredito que é justamente esse o objetivo”, pontuou.
 
Já o representante do Movimento Interestadual da Paz, Rinaldo Virgínio dos Santos, elogiou a transmissão, que possibilitou o acompanhamento da audiência pública de qualquer lugar da cidade. “Acompanhar a audiência publica é muito importante para debater temas de grande relevância para a comunidade, para o povo. A transmissão foi mais uma ferramenta para a divulgação para que a sociedade possa analisar e acompanhar ações da Prefeitura e o que está sendo planejado”, afirmou.


Próximos passos
Após o acontecimento da audiência, será elaborada uma ata técnica contendo a íntegra dos debates, onde será anexada a lista de presença, para posterior publicação no Diário Oficial do Município. Na sequência, já com o acréscimo das sugestões e/ou ponderações ouvidas, ocorre o envio do PLDO para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal, através da Comissão de Finanças e Orçamento.