Dia do Desafio em Aracaju mobiliza cerca de 250 mil pessoas

Juventude e Esporte
01/06/2017 20h07

A chuva e o dia cinzento que tomaram conta da capital aracajuana durante todo o dia da quarta-feira, 31, não tiraram o ânimo das 247.398 pessoas que participaram do Dia do Desafio. 

O Sesc Aracaju e a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), contabilizaram, até às 21 horas, um total de 43,32% de pessoas envolvidas no evento, levando em conta o censo do IBGE que mostra que Aracaju tem cerca de 517.149 habitantes. Existe um prazo para a computação geral, feita pelo Sesc São Paulo que verificará o desempenho da cidade concorrente, Mauá. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence o confronto.

A ordem era “Você se mexe e o mundo mexe junto”, slogan deste ano, e foi justamente isso que ocorreu, por pelo menos 15 minutos, em algum corredor de empresas, órgãos públicos, escolas, academias, ruas e praças da cidade.

“Esse é um evento importante para estimularmos e massificarmos para a população a importância de se praticar alguma atividade física. Temos que criar hábitos saudáveis e o Dia do Desafio visa estimular isso nas pessoas. Por isso, mobilizamos o maior número de colaboradores da secretaria e de outros órgãos municipais, para que pudéssemos alcançar nossa meta. E conseguimos” afirmou o secretário Municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho.


O departamento de Esporte e Lazer da Sejesp promoveu, ao longo do Dia do Desafio, uma série de ações. Pelas ruas da capital, os estagiários davam aulas de ginástica e alongamento. Nos calçadões da 13 de Julho e da avenida Visconde de Maracaju, professores de educação física fizeram centenas de pessoas se mexerem com aulas de zumba, fitdance e aeróbico. “Ver as pessoas praticando uma atividade física, e saber que isso representa mais qualidade de vida, é muito gratificante. O Dia do Desafio é o despertar para mudança para hábitos mais saudáveis.” destacou o diretor Jersonilton Júnior.


Para Kleber Alves, coordenador do evento em Aracaju, esse ano foi especial, porque conseguimos descentralizar as atividades, com um número maior de empresas e organizações promovendo ações. “Todos com quem fizemos contato prévio avisando do Dia do Desafio, aderiram em 100%. Recebemos registros de órgãos como Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SMTT, escolas municipais, estaduais, particulares, grandes empresas, enfim, todos se uniram com um único objetivo: vencer o sedentarismo.”