Prefeitura revitaliza quadrilhódromo da Rua São João

Obras e Urbanização
02/06/2017 13h45

"A Rua São João é um daqueles locais de Aracaju que sintetiza a história, a cultura, a identidade e as tradições que caracterizam o povo aracajuano há mais de um século, e é justamente por isso que recebemos a determinação do prefeito Edvaldo Nogueira para recuperar a estrutura onde anualmente acontecem as apresentações juninas". Estas afirmações de Sérgio Ferrari, presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), referem-se ao trabalho desenvolvido pelo órgão municipal na revitalização do quadrilhódromo da Rua São João, localizada no bairro Santo Antônio.

O telhado estava bastante danificado e foi preciso retirar toda a parte comprometida pela ação do tempo e falta de manutenção. Em seguida foi necessário colocar um material novo e mais resistente. Com isso, as atividades realizadas no local não serão comprometidas por goteiras ou mesmo pelo risco pedaços de telhas caírem nos participantes. "Nossas equipes estão fazendo uma triagem para verificar qual parte do telhado está mais castigada. As telhas, a madeira e outros equipamentos que sustentam a parte do teto estão sendo recuperadas", explica Ferrari.

História

Há cerca de 117 anos que os moradores do bairro Santo Antônio organizam atividades na Rua São João. Sejam manifestações de caráter religioso, coletivo e familiar ou rituais como a troca de mastro, os sambas de coco, a missa campal, o casamento caipira, o enterro do boi e outros. Segundo estudiosos, o nome Rua São João surgiu em homenagem a duas irmãs devotas de uma imagem chamada São João de Deus. Com o falecimento das duas senhoras, em 1910, houve as primeiras festas e ano a ano ganhava mais simpatia de atraía mais pessoas.

Nos anos 80 houve o marco dos festejos juninos na capital e cada vez mais a Rua São João ganha prestígio, vindo a se transformar em um ponto atrativo turístico e recebia pessoas de outros estados e países, a exemplo da Inglaterra, China, França e EUA. Enfim, a Rua São João, mantém-se viva com um cenário que é patrimônio cultural de Aracaju, possuidora de uma enorme historiografia que continua sendo lembrada como uma das festas mais tradicional da capital.