Aracaju recebe Mundial Escolar de Triathlon

Juventude e Esporte
06/06/2017 11h48

A partir desta quarta-feira, 7, até o próximo domingo, 11, Aracaju será palco do Campeonato Mundial Escolar de Triathlon masculino e feminino. O evento é promovido pela International School Sport Federation (ISF), com iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Seel), e da Prefeitura Municipal de Aracaju, com apoio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).

A chegada das delegações dos cinco países participantes está prevista para a manhã desta terça-feira, 6. Este ano participam do mundial: Brasil; Alemanha, França, Hungria e Chile.

O cenário da disputa será a Orla da Atalaia. São 750 metros de natação, disputados em um dos lagos da orla, 10 km de bicicleta na pista improvisada entre os lagos e o farol, e 5 km de corrida, na mesma pista. As provas serão sempre nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades, individual, por equipes e revezamento misto.

No último mundial, realizado em maio de 2015 nos jardins do Palácio de Versalhes, na França, o Brasil conquistou medalha de bronze na categoria seleção mista 1999/2000.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em exercício e vice-presidente da ISF, Robson Aguiar, foi constatado que a capital sergipana reúne todas as condições logísticas, para receber o importante evento. "Trata-se de uma competição internacional muito importante, e que está no calendário internacional da ISF e por isso, esperamos que mais uma vez possamos mostrar que o Brasil está preparado para receber grandes eventos promovidos pela entidade", pontuou Robson Aguiar.

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Araújo Filho, destacou que a realização do Mundial Escolar de Triatlhon em Aracaju é motivo de orgulho. “É o momento de mostrarmos que somos capazes de realizar grandes eventos esportivos e temos potencial turístico, já que vamos receber delegações de vários países do mundo. Uma competição desse porte é boa para o esporte, mas também para a economia local, pois injetará recursos na rede hoteleira, bares, restaurantes de nossa capital. Agradecemos muito a parceria entre a Sejesp, a Seel, a ISF e a CBDE”, ressaltou.

A abertura oficial do Mundial Escolar de Triathlon está programada para as 16h desta quinta-feira, 8, no Projeto Tamar, na Orla da Atalaia, com presença do ministro do Esporte, Leonardo Picciani.