Projeto Musicoterapia é levado para unidades de saúde

Saúde
06/06/2017 15h51

A música, além de levar alegria para qualquer ambiente, diminui a ansiedade e o estresse, estimula a memória, melhora o humor e também o rendimento profissional. Diante de tantos benefícios, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conservatório de Música de Sergipe, lançou nesta terça-feira, 6, o "Projeto Musicoterapia", levando música para três Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Geraldo Magela, que fica no conjunto Orlando Dantas, Humberto Mourão, no bairro São Conrado, e a Osvaldo Leite, no Santa Maria.

Segundo Aionara Figueiredo, apoiadora da 2ª região e idealizadora do projeto piloto, é importante levar a música para as unidades de saúde, onde há tantas demandas, para descontrair os funcionários e também os usuários. A apresentação contou com a participação do coral e de músicos do Conservatório.

"Pensei no projeto para poder trazer um pouco mais de alegria para as unidades de saúde. Nos postos há muitas demandas e queremos, através da música, descontrair os funcionários e também os usuários, deixando o ambiente mais agradável. Lançamos o projeto piloto hoje, e agora vamos aperfeiçoá-lo para levar pelo menos uma vez por mês a Musicoterapia para as unidades da 2ª região, que engloba o conjunto Orlando Dantas, e os bairros São Conrado e Santa Maria", disse.

Aprovação

O estudante Pablo Costa, que é usuário da unidade Humberto Mourão, aprovou a iniciativa da SMS. "Estava aguardando para ser atendido na unidade e fui surpreendido com a música do pessoal do Conservatório e gostei bastante. Música diminui o estresse e faz a gente se sentir melhor. Aprovei o projeto e espero que tenha mais vezes", comenta.

Já Maria Isabel, funcionária da unidade Osvaldo Leite, conta que ficou se sentindo mais leve e feliz depois de assistir a apresentação do coral do Conservatório. "Música é uma terapia, tira o estresse e deixa a gente mais feliz. Estou me sentindo muito mais leve e, agora, vou trabalhar com mais disposição. Lidamos diariamente com a saúde das pessoas e precisamos estar bem", declara.