Estudantes da rede municipal aprendem sobre consciência ambiental no Parque da Sementeira

Educação
06/06/2017 17h52

Um dia para se correr à vontade, sentir o cheirinho da terra e o vento que balança as árvores em cada rosto. Esta terça-feira, 6, foi a vez dos estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Professora Núbia Marques e José Airton de Andrade visitarem o Parque da Sementeira, dentro da programação da V Semana do Meio Ambiente.

As atividades foram realizadas no período da manhã e da tarde, com ações não somente divertidas, mas também com importantes informações sobre consciência ambiental. O momento, parceria da Secretaria Municipal da Educação (Semed) com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), vai se repetir até o dia 9 de junho, para sensibilizar e conscientizar os estudantes da rede.

Para a aluna Júlia Rodrigues, de 7 anos, o momento foi importante porque ela receber dicas de como preservar a natureza para uma vida mais saudável. "Já fiz algumas plantações na rua que eu moro com meus amiguinhos. Aprendi como é importante preservar a natureza", conta.

Apesar de sempre ter morado na capital sergipana, foi a primeira vez que o estudante de 8 anos, Natan Yudi dos Santos Andrade, foi ao Parque da Sementeira e a alegria estava estampada em cada expressão de curiosidade e descoberta."Vim brincar com meus amigos da escola e aprender sobre as questões que envolvem o meio ambiente. Nunca tinha vindo e estou muito feliz em poder brincar e aprender aqui no Parque", conta.

A coordenadora pedagógica da Emef José Airton de Andrade, Laura Risoleta Andrade Costa, explica que além de levar os estudantes para conhecer o parque, eles aprenderam sobre o meio ambiente com várias atividades de forma lúdica. "Os alunos participaram de contação de história, filme, confecção de brinquedos com material reciclável e diversas atividades recreativas. Uma verdadeira aula de ciências ao ar livre, que destaca a preservação do meio ambiente, a importância de produtos recicláveis e a coleta seletiva", ressalta.

Atividades

No parque, os alunos realizaram tarefas que fazem parte da programação da V Semana do Meio Ambiente, segundo o analista Ambiental da Sema, Cleverton Costa Silva. "Uma das atividades é a esquete "O Jacará", essa é uma ação junta aos alunos da rede municipal, onde ensinamos alguns valores sobre o meio ambiente através dessa peça interativa", declara.

"Mostramos alguns atrativos do Parque da Sementeira, como a farmácia viva, o projeto reciclado da Oficina de Papel. Mostramos isso para trabalhar com os estudantes sobre plantas medicinais, a política de arborização do município e também sobre o trabalho do 5 R da gestão dos resíduos sólidos que são: reciclar, reduzir, reutilizar, repensar e recusar", completa Cleverton.

De acordo com a coordenadora de Políticas Educacionais para Diversidade (Coped/Semed), Maíra Ielena, serão realizadas várias atividades durante a semana, todas essenciais para o desenvolvimento dos alunos. "É uma atividade importante, porque pressupõe o contato dos estudantes com o meio ambiente e estimula o uso consciente e sustentável dos espaços públicos da cidade. Então esses passeios pelas áreas verdes que temos no município fazem muita diferença para as nossas crianças", explica.