SMS discute Planejamento Estratégico para construção do Plano Municipal de Saúde

Saúde
06/06/2017 18h10

Com o objetivo de dar seguimento à agenda estratégica da gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, através da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), a primeira Oficina de Planejamento Estratégico para a construção do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos (2018/2021). O encontro foi realizado nesta terça-feira, 6, na Universidade Tiradentes (Unit). Neste primeiro momento, a oficina teve por objetivo debater com os gestores as prioridades da SMS e como será o encaminhamento para a construção do Plano Municipal de Saúde.

Para o secretário municipal da Saúde, André Sotero, é importante trabalhar em equipe e que todos juntos contribuam ativamente na reconstrução da saúde da capital. "Nossa equipe é composta por técnicos competentes, por isso temos que trabalhar conjuntamente não só na teoria, mas principalmente colocar em prática ações que melhorem a saúde de Aracaju e nos deem credibilidade junto à comunidade, porque não podemos agir sem o controle social. Se formos construir uma unidade de saúde, por exemplo, que seja com qualidade, não podemos enganar a comunidade. Nosso propósito é o mesmo do prefeito Edvaldo Nogueira, que é ficar próximo das pessoas, trabalhar com sinceridade e transparência", destacou.

O secretário acrescentou que, na outra gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, Aracaju era referência no Ministério da Saúde por ter mais de 90% de cobertura do, até então, Programa de Saúde da Família (PSF). "Como deixou de ser um programa, porque foi efetivado, passou a ser a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e hoje a capital sergipana só cobre 60% e com dificuldades", informou André Sotero.

De acordo com secretária adjunta da Saúde, Ana Débora Santana, planejar é importante para se ter uma direção. "Precisamos saber aonde vamos e onde queremos chegar, qual a marca desta gestão, o que vamos deixar de legado? Nós não estamos aqui para passar uma chuva, nós queremos fazer uma coisa boa para as pessoas de Aracaju. O nosso foco é o cuidado com as pessoas", enfatizou a secretária adjunta.

Oficina 

A oficina teve uma programação com um roteiro metodológico. Iniciou com uma dinâmica de grupo, ministrada pelos integrantes do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), houve a abertura do encontro com o secretário André Sotero, depois a secretária adjunta Ana Débora Santana fez uma apresentação do Planejamento Estratégico alinhado ao Plano de Governo Municipal. Em seguida, os participantes foram divididos em três grupos para debater as ações e prioridades diante dos eixos estratégicos: tornar o sistema de saúde acessível, inteligente, criativo e humanizado; garantir excelência na prestação dos serviços de saúde municipal e gestão orientada para resultados e inovação; e o terceiro eixo é assegurar o protagonismo do cidadão no sistema de saúde.

Segundo Sayonara Carvalho, assessora técnica da Asplandi, este movimento de construção do plano é integrado. "Vamos envolver todos na construção do nosso Plano de Saúde, tanto a gestão, como o trabalhador e o usuário. Esta foi apenas a primeira etapa", afirmou a assessora.

O Plano Municipal de Saúde é confeccionado a cada quatro anos e deve estar de acordo com as diretrizes da Conferência Municipal de Saúde. O plano em vigência é o de 2014/2017. O que está sendo confeccionado este ano servirá de base para as programações anuais de Saúde dos próximos quatro anos.