Saúde promove ação educativa no Dia de Luta Contra Queimaduras

Saúde
06/06/2017 20h06

Hoje, dia 6 de junho, é o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. Para marcar a data, uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizou uma intervenção com os usuários que estavam na sala de espera da Unidade de Saúde Joaldo Barbosa, localizada no bairro América. O objetivo foi alertar a comunidade para a necessidade de evitar queimaduras, informando sobre os perigos que elas representam e dando orientações sobre prevenção e primeiros socorros.

A palestra educativa foi conduzida pela fisioterapeuta do Nasf, Andrezza França Pinto. Ela lembrou que nesse período de festejos juninos o número de pessoas queimadas nos hospitais tende a aumentar bastante por causa, principalmente, dos fogos de artifício típicos da época. “O nosso foco é trabalhar a prevenção e a conscientização da população para evitar que agora no mês de junho ocorra mais uma vez o crescimento da incidência de pessoas queimadas. Os pais, principalmente, devem sempre ser alertados, pois as crianças são as maiores  vítimas de queimaduras domésticas”.

As queimaduras podem trazer consequências físicas, emocionais e sociais, que podem ser temporárias ou permanentes, dependendo da gravidade. Durante a palestra, a fisioterapeuta  também reforçou  com os usuários a necessidade da adoção de medidas que minimizem os riscos de acidentes.  “Expliquei, por exemplo,  que os cabos das panelas devem estar sempre virados para dentro do fogão e que a válvula do gás deve sempre ser fechada após o uso. Com relação aos fogos de artifício, os pais devem comprar sempre aqueles compatíveis com a idade da criança e estar sempre presente na hora do manuseio”.  

Para dona Maria José Santos Barbosa, que já viu a neta se queimar com uma xícara de chá quente, as explicações da profissional da saúde serviram de alerta e aprendizado. “Cheguei aqui na unidade de saúde hoje pra fazer uma consulta e tive a oportunidade de assistir a essa palestra maravilhosa. Foi muito bom aprender mais sobre o assunto, principalmente depois que minha neta  sofreu uma queimadura no peito,  quando tinha apenas 4 anos,  e precisou ser internada”.

Moradora do bairro Siqueira Campos, a dona de casa Simone Ventura também ficou satisfeita com as dicas. “Muitas vezes, na correria do dia a dia, a gente deixa alguns detalhes importantes passarem despercebidos, mas a partir de hoje vou me policiar para não deixar mais a válvula do gás aberta. Além disso, também aprendi que no momento que ocorre a queimadura, é necessário interromper o processo com água fria e nunca usar pomadas e medicamentos sem uma orientação médica”.