Secretário se reúne com a comunidade usuária da UBS Hugo Gurgel

Saúde
07/06/2017 17h43

O secretário municipal da Saúde, André Sotero, passou a maior parte da manhã desta quarta-feira, 7, ouvindo a comunidade da Coroa do Meio usuária da Unidade Básica de Saúde Hugo Gurgel. A reunião aconteceu no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e contou com a presença de membros do Conselho Local de Saúde e dos defensores públicos federais Vinícius Freire Vinhas e Átila Ribeiro Dias.

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do Conselho Local de Saúde e membro do Conselho Municipal de Saúde, Edivaldo Santana, que abriu o evento anunciando a solução de um problema antigo. "Já temos vigilante em nossa unidade. O secretário André Sotero resolveu de ontem para hoje uma reivindicação que fazíamos há nove anos", enfatizou o conselheiro, destacando o fato de ser Sotero o primeiro secretário a ir à comunidade ouvir a voz do povo.

E não foram poucas as reclamações. A mais recorrente, entretanto, foi a dificuldade sentida pelos usuários para a marcação de exames e consultas com médicos especialistas. E, apesar de a conselheira local, Luely Guedes, ter relacionado as demandas dos usuários, a palavra foi liberada para todos aqueles que quiseram se manifestar.  

Depois de ouvir a comunidade e de posse da relação de solicitações dos usuários locais que foram levantadas junto ao Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar), o secretário André Sotero falou sobre as dificuldades reais que a gestão vem enfrentando para dar agilidade ao fluxo de consultas com especialistas, exames e cirurgias, já que alguns contratos com prestadores de serviços estão sendo reavaliados.

Um exemplo disso pode ser colocado diante da comunidade. "No Nucaar existem 26 solicitações de exames de retossigmoidoscopia para esta comunidade. No entanto, não temos fornecedor deste serviço, porque na renovação do contrato com a unidade hospitalar a gestão anterior aceitou que este serviço fosse retirado do contrato. Agora, nós estamos revendo o contrato com este prestador", informou o secretário.

Uma outra situação, colocada pela mãe de uma rapaz que tem dependência química, levou o secretário a expor a quebra de contrato por parte do prestador de serviço hospitalar de psiquiatria. A mãe quer a internação do filho. O secretário orientou a mulher a procurar ajuda na rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, que tem dado muito certo e tem sido referência no país no cuidado com as pessoas que têm a dependência química. Ele informou que os 13 leitos que a município de Aracaju havia contrato para o atendimento psiquiátrico foram fechados pelo hospital, unilateralmente.  

A comunidade apontou também deficiências na estrutura física da unidade de saúde, particularmente na área do telhado. O secretário informou que somente recentemente a secretaria fechou o contrato de manutenção predial, e garantiu que o setor de infraestrutura da Saúde irá cuidar do assunto.

Sucesso

O secretário André Sotero avalia como bem sucedida a reunião da manhã de hoje. Para ele, essa interlocução entre a gestão e a comunidade é fundamental para garantir que a reconstrução da saúde pública de Aracaju ocorra de forma compartilhada com os usuários, que tenha a participação popular. "Uma das metas de governo do prefeito Edvaldo Nogueira é a de tornar o cidadão de Aracaju protagonista no processo de reconstrução da qualidade de vida da cidade. Dar protagonismo ao cidadão. Esse é mais um compromisso que o prefeito Edvaldo Nogueira vem realizando em sua gestão, que está sendo marcada pelo diálogo e o respeito às pessoas desta cidade. E, isso só pode acontecer se a gente der voz ao cidadão. É o que nós estamos fazendo na Saúde: ouvindo as pessoas, nos aproximando delas, conhecendo de perto suas angústias e expectativas. Acho que este seja o caminho certo para que cheguemos ao nosso objetivo de melhorar a assistência aos usuários do SUS", concluiu André Sotero. Dessa forma, o Nucleo de Serviços já iniciou a resolução dos problemas estruturais da unidade.  

O secretário esteve acompanhado de uma equipe de assessores, entre eles, a diretora de Atenção à Saúde, Marina Manzano, o coordenador do Nucaar, Dernival Souza, o assessor Jurídico, João Vitor e a coordenadora de Infraestrutura, Carla Cristina Fonseca Fernandes.

Mutirão

Durante as manifestações dos usuários, o vice-presidente do Conselho Local de Saúde sugeriu a realização de mutirões de serviços de exames e cirurgias em sua comunidade e em outros bairros da cidade. A proposta foi bem vista pelo secretário André Sotero, que garantiu estudar a viabilidade da proposta.