Auditores da Semfaz participam de treinamento para o Sistema de Escrituração Digital

Fazenda
08/06/2017 22h00

Os auditores fiscais da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), da Prefeitura de Aracaju, participaram nessa quinta-feira, 8, do primeiro treinamento para a utilização do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), ferramenta que é utilizada nacionalmente na gestão tributária dos municípios. Os trabalhos foram conduzidos pelo auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Nilson Lima.

Neste primeiro momento, de acordo com o auditor, o objetivo foi mostrar as potencialidades do Sistema e a contribuição que ele pode dar para que haja um aumento efetivo da fiscalização e arrecadação. "Mostramos como o SPED se desenvolveu ao longo dos anos, como está montado e a necessidade de criar ferramentas de inteligência para trabalhar os dados", explicou Nilson Lima.

Basicamente, a ferramenta oferece a possibilidade do intercâmbio de informações envolvendo a contabilidade digital. "A partir daí o município tem acesso a dados contidos na contabilidade dos contribuintes, que estão obrigados a apresentar esse tipo de informação ao SPED e à Receita Federal. Obviamente, esse acesso respeita o sigilo fiscal e todas as garantias que o sistema jurídico oferece", ressaltou o auditor.

O diretor do Departamento de Tributos Mobiliários (DTM) da Semfaz, Carlos Augusto, explicou que esta palestra foi o pontapé inicial para a utilização da ferramenta pelo município. "Teremos outros treinamentos em breve. O SPED é usado pela maior parte das empresas no país, por isso a importância desta atualização.  Como tudo, o sistema contábil também evoluiu, e hoje a ferramenta digital possibilita, entre outras vantagens, que se otimize a arrecadação municipal", afirmou.

O secretário da Fazenda, Jefferson Passos, prestigiou o início das atividades e comentou sobre a importância do momento. "Primeiro temos um significado de integração do trabalho conjunto entre o Fisco Federal e o Municipal, através da transferência do conhecimento e de informações essências para o aprimoramento das atividades. O segundo aspecto relevante é que a partir deste treinamento os auditores começam a conhecer o SPED, um tipo de conhecimento que vai nos auxiliar nos trabalhos de fiscalização e de combate à sonegação", avaliou.

Segundo ele, a Semfaz tem trabalhado em conjunto com outras capitais brasileiras, através da Associação Brasileira dos Secretários de Fazenda das Capitais, para viabilizar, junto à Receita Federal, o acesso às informações e a adequação da estrutura da escrituração fiscal do SPED, para que ele atenda às necessidades dos municípios. "Tanto em nível de detalhamento dos dados quanto especificidade da escrituração do ISS sejam incorporadas a esta ferramenta da receita", esclareceu.