Assistência participa de mais uma edição do programa Minha Comunidade Segura

Assistência Social e Cidadania
14/06/2017 17h16

Mais uma edição do projeto 'Minha Comunidade Segura' aconteceu no bairro Santa Maria nesta quarta-feira, 14. Desta vez a unidade de ensino escolhida foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama da Silva, que recebeu a população da região para a emissão de documentos, palestras e vários serviços fornecidos pela Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado.

O secretário adjunto da Assistência Social de Aracaju , Valdiosmar Vieira, acredita que este é um momento de consolidação do trabalho e que o sucesso dele se dá por conta de parcerias inteligentes. "Não se pode mais governar isoladamente. Ações setorizadas não comunicam de forma tão efetiva. O Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju entenderam que para enfrentar uma situação tão grave como é a da violência é preciso andar de mãos dadas, tanto nas esferas governamentais (gestão estadual e municipal), quanto na união da máquina pública com a comunidade".

De acordo com a secretária chefe da Casa Civil, Conceição Vieira, a oferta de serviços à população que o programa traz é muito grande, mas o maior enfoque do evento são as palestras educativas. "O ‘Minha Comunidade Segura' veio pra ficar principalmente porque é um programa produzido por várias mãos. A ação de hoje perpassa por vários entes, a exemplo da Secretaria de Estado da Saúde, da Segurança Pública,  e do Esporte, mas realidade é que esses serviços são chamarizes para as palestras a respeito da redução da violência que estão acontecendo aqui".

Mauri Silva tem 18 anos e faz parte da Juventude do Santa Maria em Ação (Jusama). Ele acredita que a ação do 'Minha Comunidade Segura' no bairro Santa Maria chega para colaborar com o enfrentamento à violência da região. "O Jusama faz um trabalho dentro da comunidade que é retirada dos jovens do mundo das drogas, do alcoolismo e da marginalidade e a realização permanente desse programa aqui no Santa Maria vem para ajudar ainda mais. Queremos muito que eles estejam sempre por aqui".

Dentre as apresentações culturais, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social trouxe o grupo Lateiros Curupira, que é formado por crianças e adolescentes usuárias do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná Menezes. Sob a regência do multi-instrumentista Ton Toy, o grupo utiliza materiais recicláveis como instrumentos de percussão.

 ‘Minha Comunidade Segura' presta vários serviços à população como a emissão de carteiras de identidade e trabalho, atendimento à mulher, oficinas sobre o Cadastro Único, oficinas sobre enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, atendimento na unidade móvel do Bolsa Família, aferição de pressão arterial, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, teste glicêmico, aferição do Índice de Massa Corpórea (IMC), Academia da Cidade, futebol, oficinas de prevenção ao Aedes aegypti e oficina de prevenção da saúde bucal.