Estudantes da rede pública municipal recebem orientação sobre sexualidade

Educação
14/06/2017 21h45

No mês de junho é comemorado o Dia dos Namorados e o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Em alusão a isso, a Coordenadoria de Políticas para a Diversidade (Coped) e o Programa da Saúde na Escola (PSE) da Secretaria da Educação (Semed) realizaram uma parceria com o curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para realizar a tarde da consciência sexual nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Laonte Gama e Sérgio Francisco, nos dias 13 e 14 de junho, respectivamente.

A educação sobre os cuidados que se deve ter nas relações sexuais foi passada de diversas formas aos alunos, que estão em fase de descoberta da sexualidade. A equipe da UFS apresentou palestra e também um teatro que aborda os relacionamentos que são mantidos sem os devidos cuidados no campo sexual e acabam por trazer graves prejuízos. Após as apresentações os alunos puderam fazer perguntas de modo anônimo e também participaram de interações sobre a utilização correta da camisinha feminina e masculina.

O aluno de 15 anos da Emef Sérgio Francisco, José Antônio, demonstra reconhecer a importância de alertar os jovens e adolescente acerca do tema, já que, segundo ele, hoje em dia é comum ver pessoas iniciando a vida sexual ainda muito cedo. "A gente vê em jornais e filmes e acha que é algo raro, que nunca vai acontecer com a gente. E o que eu vi aqui hoje é algo que acontece no dia dia, algo comum. A pessoa vai ter relações sexuais despreocupada, achando que não vai ter problemas nenhum e acaba contraindo uma doença ou até mesmo acontecendo uma gravidez. Nós temos que ter consciência e entender que nem tudo é fácil, toda ação tem uma reação. Uma relação sem prevenção pode gerar muitos males", explica o jovem.

O teatro foi realizado pelos alunos do curso de Farmácia da UFS, através de um projeto de extensão, coordenado pelo professor Lysandro Borges, que na ocasião explicou sobre a importância dos jovens falarem sobre as questões como homoafetividade, gravidez precoce e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “O nosso objetivo aqui é conscientizar, orientar e tirar dúvidas através do lúdico, pois esses assuntos, muitas vezes, são tratados como tabus por suas famílias e aqui a gente tem a oportunidade de levar essa conscientização para esses jovens, está sendo muito gratificante”, afirma o coordenador.

Os bairros Santa Maria, onde está localizada a escola Laonte Gama, e Lamarão, onde está localizada a escola Sérgio Francisco, são áreas de grande densidade demográfica. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), uma das parceiras do projeto, o índice de gravidez precoce nessas localidades é considerado altíssimo, por isso a escolha dessas duas escolas para tratar sobre as ISTs e gravidez na adolescência.

“Sabemos que muitas dessas mães são adolescentes, estudantes que acabam largando a escola por conta de uma gravidez não planejada. Acreditamos que levar informações aos jovens sobre a prevenção de doenças e de gravidez precoce é de suma importância, é um trabalho que articula Educação e Saúde, que potencializa forças e que gera bons frutos”, explica a coordenadora de Políticas para a Diversidade da Semed, Maíra Ielena.