WEBMAIL

LINKS

ACESSO RÁPIDO

MENU

Fogos de artifício: como proteger os animais de estimação no período junino

16/06/2017 - 17h42
clique para ampliarFotos: Ascom/Sema
clique para ampliarTécnica ambiental da Sema, Betejane de Oliveira
clique para ampliar
clique para ampliar
O São João está chegando e nessa época de festas é preciso ter cuidados especiais com os animais de estimação. Gatos, cachorros e aves sofrem, durante esse período, com ruídos de bombas juninas, fogos de artifício e também com caixas de som. A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), intensifica os cuidados que os donos desses animais devem ter para que os bichos não sofram.
 
A técnica ambiental da Sema, Betejane de Oliveira, explica um pouco sobre os problemas que esses barulhos causam nos animais. “O poder auditivo dos animais é maior e mais sensível que o dos humanos, então, se uma bomba já incomoda os nossos ouvidos, imagine o dos animais. É importante que se tenham cuidados especiais ainda mais nessa época. O que provoca o medo neles são os ruídos das ruas”, afirma.
 
Algumas dicas importantes ajudam a acalmar os bichos durante um momento delicado, seja por um susto causado por uma bombinha ou até por caixas de som presentes nas ruas:

Cachorros e gatos - O animal deve estar em um ambiente seguro dentro de casa, onde ele se sinta bem confortável e protegido. O seu dono deve mantê-lo também em um local com o máximo de isolamento acústico, juntamente de uma caminha ou algum lençol com um cheiro característico para que ele se sinta confortável. Estar em um ambiente com luz fraca ou escuro, em um lugar aconchegante, como por exemplo, uma caixa de papelão, também colabora.

Aves - A técnica ambiental ainda conta que é preciso ter cuidados específicos em relação às aves, “É interessante também que se tenha essa gaiola ou jaula (onde o animal fique) em um local mais escuro. Muitas vezes é indicado que se cubra a jaula ou gaiola com algum tecido para justamente isolar um pouco mais e é preciso estar atento porque com o barulho eles podem desenvolver algum comportamento de braveza, numa tentativa de defesa”, revela.

Além dessas dicas acima, é preciso que o dono fique atento para não deixar os animais perto de pessoas estranhas nos momentos em que se tenham altos ruídos ao redor dele, para evitar que eles fiquem mais estressados. Vale ressaltar que aves da fauna brasileira não podem ser criadas em residências, a não ser que o animal esteja em um criatório regularizado.

Festas juninas

A época junina é uma das mais festejadas pelos aracajuanos. Muitas pessoas, nesse período, realizam diversos eventos e utilizam equipamentos sonoros. É por isso que algumas cautelas devem ser tomadas. Se o evento for interno ou externo, é imprescindível a autorização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). A solicitação deve ser feita com antecedência mínima de 30 dias antes do evento acontecer e por meio de ofício entregue e protocolado no setor de atendimento ao público, localizado na rua Roberto Fonseca, n° 200, bairro Inácio Barbosa.

Se for utilizar o espaço público, é necessário primeiro ter a liberação do uso do espaço público na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Através de um ofício, o solicitante deve entregá-lo no setor de Protocolo do órgão, localizado na entrada principal no Parque Augusto Franco (Sementeira). Neste documento deve conter endereço, local e data da realização do evento, além do telefone para contato do organizador. Caso o solicitante utilize um espaço fechado, deve solicitar a autorização do Copo de Bombeiros de Sergipe.

Após todos esses trâmites, o solicitante deve ir até a sede Sema, localizada na avenida Pedro Paes de Azevedo, n° 853, bairro Salgado Filho e preencher o formulário que é fornecido na recepção do Departamento de Licenciamento Ambiental (DLA). A lista de documentos a serem anexados ao formulário depende do tipo de evento, se é externo ou interno, e se será cobrado ou não o ingresso. A Sema atende de segunda a sexta, das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (79) 3225-4170/4151/4178 ou 3246-6461.
 
 
Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTE A+ A-
Prefeitura Municipal de Aracaju
Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270
Aracaju, Sergipe - Brasil - Fone: (79) 4009-7800

Swapi Agência Digital