Educação investe em valorização da diversidade cultural através do projeto Museu das Pessoas

Educação
19/06/2017 20h13

Valorizar a diversidade cultural de cada comunidade onde está situada uma escola da rede municipal de ensino é contribuir para o sentimento de pertencimento e para a construção de uma cultura de paz. Foi pensando nisso que a Coordenadoria de Políticas para a Diversidade (Coped) da Secretaria Municipal da Educação (Semed) idealizou e está implantado o projeto Museu das Pessoas, inicialmente, na escola municipal de Ensino Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Diomedes Santos Silva.

Localizada no bairro Santa Maria, a Emef Professor Diomedes leva o nome de uma personalidade importante na luta por uma escola de qualidade. Além de trabalharem com a biografia do professor Diomedes, os alunos decidiram resgatar a biografia da professora Vera dos Santos, primeira diretora da escola. As duas personalidades homenageadas foram sindicalistas e presidiram o Sindicato dos Profissionais do Ensino de Aracaju (Sindipema), por isso, na tarde da segunda-feira, 19, os alunos da Emef visitaram a sede do sindicato para pesquisar sobre os homenageados.

A coordenadora da Coped, Maíra Ielena, explicou que o projeto está dividido em quatro etapas. Na primeira os alunos estudaram o gênero literário Biografia; na segunda etapa eles realizaram oficinas de escrita das suas biografias e das biografias dos seus professores; a terceira etapa constituiu na visita à sede do Sindipema; e a quarta etapa será a visita dos familiares dos homenageados que participarão de uma grande entrevista coletiva realizada pelos alunos.

Maíra Ielena destacou que "os alunos estão recebendo um reforço em Português e Literatura, mas para além disso eles estão trabalhando a sensação de pertencimento às suas comunidades escolares e trabalhando também o protagonismo juvenil através de boas práticas, o que é de extrema importância para a formação cidadão desses alunos", destaca a coordenadora.

O presidente do Sindipema, Adelmo Meneses, recebeu os alunos da Emef Diomedes Santos, e disse que estava muito feliz e satisfeito com a homenagem. "Em 1989 Diomedes já lutava por uma educação de qualidade e pela conquista dos direitos dos professores. Os dois homenageados são grandes sindicalistas e é com muita alegria que eu recebo esses alunos aqui para lhes contar um pouco da história dessas grandes personalidades do ensino público de Aracaju", enfatiza Adelmo.