Reunião discute andamento do projeto ‘Praia para Todos’

Agência Aracaju de Notícias
20/06/2017 18h02

Na manhã desta terça-feira, 20, na sede do Ministério Público Estadual de Sergipe, ocorreu uma reunião para tratar sobre o projeto ‘Praia para Todos', que visa garantir acessibilidade nas praias de Aracaju. A Prefeitura de Aracaju fará parte do projeto, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).

Segundo a promotora de Justiça do Cidadão Especializada na Defesa dos Idosos e das Pessoas com Deficiência, drª Berenice Andrade de Melo, existe a necessidade de implantação de políticas públicas para este fim. "Estou há anos na luta, para viabilizar que políticas públicas sejam implantadas, na intenção de mobilizar e sensibilizar os gestores para que essas políticas que contemplam os direitos das pessoas com deficiência sejam efetivadas, realmente. Queremos a responsabilidade dos gestores públicos para praticar o lazer e dar o direito de igualdade. Essa reunião faz parte disso", destacou.

Para o coordenador de Esportes de Alto Rendimento da Sejesp, Sérgio Thiessen, é satisfatório dar apoio a esse projeto e cumprir uma norma constitucional, que visa garantir o esporte e lazer para todos. "A prefeitura está entrando como uma grande parceira, ajudando na coordenação geral do projeto e na disponibilização de recursos materiais. Além disso, não tem como falar em qualidade de vida se não falar em democratizá-la. Queremos possibilitar as pessoas com deficiência o direito de desfrutar das praias. E nos empenharemos para isso", afirmou.

Para o idealizador do projeto ‘Estrelas do Mar', Byron Silva, que utiliza pranchas como ferramenta de inclusão social e que também está encabeçando o ‘Praia para Todos', a reunião teve saldo positivo.  "Estamos vendo um sonho se materializando, unindo forças com Estado e Município para solidificar e ampliar uma ação que já desenvolvemos. Quando presenciamos essa união, para que a prática vire políticas públicas, ficamos felizes. Mesmo com as dificuldades financeiras causando entraves, visualizamos muitos esforços nesse primeiro semestre para fazer o projeto caminhar em passos largos. Pretendemos dar início a ele no próximo mês", detalhou.

Durante a reunião, ficou acordado que, dentro do prazo máximo de 15 dias, o projeto  será encaminhado para um termo de cooperação entre os órgãos envolvidos.

O projeto

O ‘Praia Para Todos' tem como objetivo desenvolver ações que garantam acessibilidade às pessoas com deficiência, nas praias da cidade. Para execução, ele contará com a parceria dos setores públicos e privados.