Programa educativo do Cemar melhora qualidade de vida dos diabéticos

Saúde
21/06/2017 10h49

"Sou diabético há anos e estou conseguindo controlar, de fato, a doença por causa das sessões educativas do Cemar. Estou aprendendo a lidar com a diabetes e, agora, tenho mais qualidade de vida", conta o aposentado José Dias Santos, que participa do Programa de Educação em Diabetes, oferecido no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), do Siqueira Campos. Segundo Elenalda Ferreira, responsável pelo Programa, os pacientes recebem orientações sobre a doença e também aprendem na prática a como aplicar a insulina de maneira correta, o que contribui e muito para a melhoria da qualidade de vida dos diabéticos.

"A diabetes é uma doença complexa e temos um programa sistematizado, onde em sessões educativas, passamos orientações sobre a doença e, inclusive, ensinamos na prática, utilizando maquetes de espuma, a como aplicar a insulina corretamente porque muitos pacientes não sabem ou tem medo. É um programa totalmente educativo e interativo e os resultados são impressionantes. Os pacientes começam a se cuidar mais e, consequentemente, passam a ter mais qualidade de vida", disse.

Ainda de acordo com ela, um dos principais pontos abordados no programa, são os cuidados com os pés dos diabéticos. "Além de controlar a glicemia, os diabéticos precisam ter muito cuidado com os seus pés e frisamos sempre isso pra eles. É fundamental, por exemplo, manter os pés hidratados e limpos, fazer de maneira correta o corte das unhas, não deixar desenvolver micoses, não caminhar descalço, e utilizar sapatos adequados pra evitar rachaduras e fissuras. Como passamos todas as informações em uma linguagem simples e atrativa, os pacientes ficam estimulados e se cuidam mais", afirma Elenalda. 

E foi exatamente este estímulo que fez com que o aposentado José Dias Santos mudasse a sua rotina. "Nunca cuidei muito da minha diabetes, mas passei a enxergar a doença de outra maneira desde que entrei para o Programa. Ser diabético não é o fim do mundo. Preciso apenas me cuidar corretamente e é isso que estou aprendendo no Cemar. O Programa é muito bom, assim como todo o atendimento do setor de endocrinologia da unidade", declara.

Como participar?

Para participar do Programa de Educação em Diabetes, o paciente deve ser encaminhado ao Cemar pela sua Unidade de Saúde da Família (USF), pelos Hospitais Nestor Piva ou Fernando Franco ou por outras especialidades médicas da rede.  

"Recebemos pacientes de todas as idades que estão com a diabetes descontrolada e, aqui, fazemos todo um trabalho educativo. Realizamos duas reuniões por semana e a cada seis meses organizamos novas turmas e os pacientes saem muito diferentes e com outra visão sobre a doença. O número de diabéticos tem crescido em Aracaju, assim como em todo o país, e é preciso também trabalhar a prevenção, tendo uma alimentação saudável e fazendo atividade física regularmente", ressalta a responsável pelo Programa.

Para se ter uma ideia, segundo dados do Ministério da Saúde (MS) divulgados este ano, o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos dez anos, passando de 5,5% da população em 2006, para 8,9%.