Setores da Educação planejam o programa Horas de Estudos para o segundo semestre

Educação
26/06/2017 14h26

Valorizar o magistério é uma das premissas da gestão de Edvaldo Nogueira na Prefeitura de Aracaju. Desta forma, os setores da Secretaria Municipal da Educação, a Diretoria de Educação Básica (DEB) e o Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (CEAFE), passaram a manhã desta segunda-feira, 26, discutindo a aplicação do programa Horas de Estudo no segundo semestre de 2017, a partir das considerações e avaliações dos professores que participaram da retomada do programa no primeiro semestre de 2017.

A programação inicial do Horas de Estudo foi composta por dois ciclos de palestras específicas de cada área do ensino e por dois ciclos de oficinas pedagógicas. Nas duas oportunidades os professores participaram não só como ouvintes, mas também opinando sobre o processo formativo e colaborando com o planejamento do programa.

A diretora do CEAFE, Rita Amorim, explica que o Horas de Estudo tem como prioridade tornar os professores construtores do processo formativo. "Hoje começamos a nossa reunião de planejamento a partir da contribuição dos professores que participaram da retomada do programa. Eles opinaram sobre cada o conteúdo de palestra e sobre cada palestrante, falaram sobre a estrutura física e outros assuntos ligados à formação. Nós estamos fazendo o planejamento levando em conta não só as diretrizes preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular, mas principalmente a opinião dos professores, pois eles são construtores desse processo", esclarece a diretora.

Para o segundo semestre, o CEAFE buscou parcerias para melhorar os recursos de estrutura física e equipamentos dos locais onde acontecerão as capacitações como explica Rita Amorim. "Pensar em como esses professores est&a