Prefeitura garante limpeza constante das praias

Agência Aracaju de Notícias
14/07/2017 09h15

Faça chuva ou sol, o trabalho de limpeza nas areias da praia e calçadão não para. A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza a remoção de lixo no mínimo duas vezes por semana, garantindo o cuidado com o meio ambiente, com os cidadãos e com a beleza da cidade.

São recolhidas em média nove toneladas de lixo das praias em cada dia de limpeza, que vai das 8h às 16h20. É o que explica André Passos, cabo de turma de uma das duas equipes que realizam o trabalho de limpeza nas praias. "Segundas-feiras e sábados são os dias oficiais de limpeza, mas a Emsurb manda equipe a depender da necessidade, como em dias em que há evento, por exemplo", explica o responsável pela fiscalização da equipe.

Profissionais divididos em duas equipes começam os trabalhos a partir da Orla da Coroa do Meio, conhecida como Orlinha, realizando a limpeza da areia e área verde. Os coletores se espalham por toda a orla, pelo calçadão e pela areia, passando pelos arcos, e indo sentido à praia do Sarney, até finalizar toda extensão.

Nelson Nunes é aposentado e mora perto da praia. Ele aproveita para todas as manhãs fazer caminhada pela Orla de Atalaia e reconhece o trabalho feito pela Prefeitura. "Aqui se encontra muita garrafa, muito lixo na areia e no calçadão. O trabalho é muito necessário, se não houvesse seria um caos. O ambiente melhora muito", afirma.

Conscientização

Copos plásticos, guardanapo, garrafas pet e de vidros são os tipos de resíduos mais encontrados, embora André Passos avalie que isso tem diminuído. "De um ano para cá, percebo que os banhistas estão trazendo mais sacolinhas e separando o lixo. Já sabemos até onde deixam", finaliza. Além do lixo humano, são retiradas das areias as sargassum, um gênero de algas castanhas pertencentes à família das Sargassacea, que vêm da água e acabam ficando na areia.

Luciana Galuce é engenheira ambiental e natural do Amazonas. Ela está há três meses morando em Aracaju e todos os dias faz um momento de contemplação em frente ao mar, na Praia dos Artistas, Coroa do Meio, mas nota como a população prejudica a paisagem. "As pessoas ainda têm a mentalidade de que se pode levar vidro para a praia. É muito fácil jogar a culpa nas pessoas que fazem a coleta, mas eu como contribuinte e como ser humano, tenho que ter a consciência de que não posso jogar o lixo aqui", comenta. Ela ainda sugere que os próprios comerciantes do local deveriam disponibilizar lixeiras nas mesas.

Marcelo Oliveira, ex-atleta e graduando em Educação Física, aproveitou as férias para levar o filho de oito anos à praia de Atalaia e realizar atividades físicas. Ele também acredita que a principal responsável pela manutenção da limpeza do ambiente é a própria população. "Quando as pessoas vierem à praia precisam trazer um saquinho para depositar o seu lixo que ajuda bastante, é para o bem de todos. Em uma cidade como a nossa, em que esse é um dos nossos pontos turísticos, é indispensável estar sempre limpo, é importante que a Prefeitura esteja fazendo esse trabalho de limpeza", elogia.