Subestação de energia do Centro Administrativo da PMA passará por manutenção no final de semana

Planejamento e Orçamento
21/07/2017 09h45

Uma ação emergencial para assegurar a estabilidade no fornecimento de energia e o funcionamento regular de todos os sistemas corporativos. Esse é o intuito de uma criteriosa manutenção que será realizada na subestação do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, da Prefeitura Municipal de Aracaju. Em decorrência do serviço, os sistemas corporativos (incluindo os respectivos portais na internet) estarão com seu funcionamento suspenso das 7h do sábado, 22, até as 17h do domingo, dia 23.

"Esse é um serviço realizado em caráter emergencial, devido às condições em que se encontra a subestação, e que expõe a falta de manutenção ocorrida nos últimos anos", explica o engenheiro eletricista Yury Ribeiro Melo, que atua na Coordenadoria de Serviços Auxiliares, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).

Conforme o técnico, logo nos primeiros meses da atual gestão foi solicitada uma avaliação de toda a estrutura funcional do prédio, onde foi detectada essa situação de funcionamento precário da subestação, colocando em risco, inclusive, a Central que realiza todo o processamento de dados da administração municipal. "Além do funcionamento de todas as secretarias aqui instaladas, temos ainda a Central de Dados que é administrada pela Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação (Cogetin), onde estão situados os sistemas corporativos da administração municipal. Precisamos assegurar que todo funcione sem riscos", alerta o engenheiro eletricista.

Serviço

Dentro dos serviços de manutenção, todos realizados por mão de obra especializada, estão a substituição de isoladores pedestais, chaves seccionadoras, a limpeza geral de todas as instalações para eliminar os pontos de oxidação, além de uma manutenção completa nos transformadores e a troca de um disjuntor de pequeno volume de óleo (PVO), por um disjuntor a vácuo. "Esse é um serviço fundamental para garantirmos o bom funcionamento da rede elétrica interna, a redução de perdas e riscos de colapsos com os quais convivíamos", complementa o engenheiro.

A subestação conta com capacidade de 412,5 kVA que, em termos comparativos, é a quantidade de energia necessária para abastecer cerca de 80 residências.