Câncer relacionado ao trabalho é tema de debate entre profissionais da saúde

Saúde
28/07/2017 17h23

O  Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira, 28, o encontro mensal do Grupo de Estudo de Câncer Relacionado ao Trabalho. A reunião aconteceu no auditório da Associação de Amigos da Oncologia (AMO), no bairro Cirurgia, e contou com a participação de profissionais de saúde do município, Estado e organizações não governamentais.

Após o acolhimento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra “Epidemiologia, sua importância para a política de atenção a pacientes com doenças crônicas/câncer”, ministrada pelo médico oncologista Carlos Anselmo Lima. “Hoje eu apresentei aqui como os dados estatísticos do câncer, número de casos, incidência,  mortalidade e sobrevida  podem auxiliar no desenvolvimento de políticas de saúde para o diagnóstico precoce e tratamento. A epidemiologia do câncer garante aos gestores públicos a melhor avaliação para a institucionalização das suas políticas”, enfatizou.

O encontro teve sequência com enfermeira e voluntária da AMO, Alda Santos, que colocou em debate o tema “Câncer um problema de todos nós”. “No mês passado eu participei do 7º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia, que aconteceu em São Paulo, e hoje estou apresentando aqui uma síntese de tudo o que aconteceu e dos assuntos que foram debatidos durante o evento. É um tema amplo e essa troca de conhecimento com outros profissionais da área nos permite um aprendizado constante”.

A técnica do Cerest, Conceição Balbino, explica que as atividades do Grupo de Estudo de Câncer Relacionado ao Trabalho são desenvolvidas há quatro anos priorizando a participação dos profissionais da atenção básica. “O grupo é aberto a todos aqueles que tenham interesse no assunto, mas a nossa intenção é atrair cada vez mais os profissionais da atenção básica, que estão na ponta atendendo aos usuários nas Unidades de Saúde da Família. A ideia é que eles participem dos encontros e retornem para as suas unidades como multiplicadores do conhecimento adquirido, difundindo as informações recebidas e ajudando na identificação de possíveis novos casos da doença”.